A comunicação dos Agroquímicos

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O monitoramento de redes sociais passa a ser fundamental na gestão de todo Agronegócio e de setores do agro.

Um relatório da NetNexus, que monitora todo o agronegócio nas redes sociais, revela que 84% das reverberações sobre agrotóxicos são negativas. Estas refletem a medição de menções ao agro referentes à última semana, e dentre elas se destacam por exemplo, um estudo da Universidade do Ceará que atribui o aumento de casos de câncer em jovens que  foram expostos aos agroquímicos, outra sobre aves na Antártica com a presença de pesticidas no sangue, uma publicação do Ministério da Agricultura e Pecuária que mostra os Estados mais contaminados do Brasil.

Muito bem, há duas semanas atrás os Agrotóxicos contavam com 83% de reverberações negativas e na última a proporção aumentou para 84% . O único aspecto positivo nas redes sociais sobre o Agrotóxicos foi a notícia que coloca Minas Gerais como o Estado que possui o maior número de centrais para recolhimento de embalagens de defensivos.

O que você faria se sua categoria de negócio estivesse classificada com 84% de reverberações negativas nas redes sociais? Está na hora dos dirigentes das empresas agroquímicas compreenderem que, ou se comunicam ou tomam uma iniciativa institucional educadora e de diálogo com a sociedade. Caso contrário, essa negatividade toda pode sim, ser um câncer legítimo contra o setor, e uma mácula para a imagem do Agronegócio brasileiro como um todo.

Está na hora do setor Agroquímico, como prefiro chamar, aprender e saber se comunicar com a sociedade em geral, pois sem agroquímico não faremos agro comida, agro energia, agro fibras, agro proteínas e hortifruticultura. 

José Luiz Tejon

Sócio Diretor da Biomarketing