Notícias

Destaques Climatempo » Previsão para o feriado prolongado da Páscoa 2024

O mês de março de 2024 termina com um fim de semana prolongado por causa do feriado da Páscoa. Confira as condições do tempo para a sexta-feira, 29 de março, para o sábado, 30, e o domingo de Páscoa, de 31 de março, para cada Região do Brasil.

 

 

Março de 2024 termina com feriado prolongado da Páscoa (Foto: Getty Images)

 

 

Região Sul

 

O fim de semana prolongado da Páscoa será com calor na Região Sul. O feriado termina com a chegada de uma frente fria.

 

No Sul do Brasil, a sexta-feira, 29 de março, será com muitas nuvens, períodos com sol e condições para pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite na maioria das áreas da Região. Pode chover com moderada a forte intensidade. Uma área de baixa pressão atmosférica se intensifica no litoral gaúcho e vai estimular o aumento das condições para chuva. Deve chover nas três capitais.

 

Mas o sol deve predominar no sul/sudoeste do Rio Grande do Sul e no norte/noroeste do Paraná.

 

No sábado, 30, e no domingo, 31, o sol vai aparecer forte na maior parte do dia nos três estados. Curitiba e o centro-leste do Paraná, o litoral catarinense e o Vale do Itajaí terão pancadas de chuva isoladas, que não devem se prolongar por muito tempo.

 

No domingo de Páscoa, 31 de março, uma frente fria chega ao Rio Grande do Sul e tem previsão de pancadas de chuva com raios, à tarde e à noite, para o sul, centro e oeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina, oeste e sul do Paraná. Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre devem ter um domingo com sol.

 

  

Região Sudeste

 

O tempo fica úmido e quente no Sudeste nos últimos dias de março de 2024. Por isso, as condições para pancadas de chuva ainda são altas no feriado prolongado da Páscoa.

 

Na sexta-feira, 29, e no sábado, 30 de março, quase todas as áreas do Sudeste terão períodos com sol, calor, e pancadas de chuva principalmente à tarde e à noite.

 

No oeste de São Paulo, região de Presidente Prudente, a sexta-feira será com tempo firme, sem chuva. No sábado, esta região terá pancadas de chuva a partir da tarde, mas as regiões das cidades paulistas de Ourinhos, Bauru, Avaré e Sorocaba devem ter um dia com predomínio de sol.

 

No sábado, 30, atenção para o risco de chuva moderada a forte no Espírito Santo, no estado do Rio de Janeiro, no centro, sul e oeste de Minas Gerais, incluindo as capitais Vitória, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Na região de Grande São Paulo, o risco de chuva forte é baixo,

 

No domingo de Páscoa, o sol vai predominar no estado de São Paulo, mas algumas pancadas de chuva ocorrem à tarde no oeste/noroeste do estado.

Domingo com sol, calor e pancadas de chuva na maioria das áreas de Minas Gerais e em todo o estado do Rio de Janeiro. Mas não deve chover no Sul de Minas.

 

Atenção para o risco de chuva forte no Espírito Santo no domingo de Páscoa.

 


Região Centro-Oeste

 

O Centro-Oeste continua com muito ar quente e úmido no feriado prolongado da Páscoa e por isso, nuvens carregadas crescem facilmente sobre toda a Região.

 

Na sexta-feira, 30, e no sábado, 30 de março, Mato Grosso, Goiás, o Distrito Federal e praticamente todo o Mato Grosso do Sul terão períodos com sol, calor e várias pancadas de chuva com raios especialmente à tarde e à noite. Tem risco de chuva moderada a forte inclusive nas capitais Cuiabá, Campo Grande, Goiânia e Brasília.

 

Tanto na sexta como no sábado, o sul de Mato Grosso do Sul terá pouca chuva.

 

No domingo de Páscoa, o tempo fica menos instável no Centro-Oeste. Toda a Região terá mais sol, mas as pancadas de chuva voltam a ocorrer a partir da tarde, porém de forma mais isolada.

 


Região Nordeste

 

O feriado prolongado da Páscoa será com tempo instável no Nordeste. As condições para chuva são altas nos três dias no litoral e no interior de todos os estados. Há risco de chuva moderada a forte em todos os estados, mas na sexta-feira e no sábado, a chuva mais volumosa deve ocorrer no Maranhão e no Piauí.  Na Bahia,o sol predomina no sábado no Vale do São Francisco. 

 

No domingo de Páscoa, o risco de chuva forte é maior no interior do Rio Grande do Norte e da Paraíba, no Piauí e no Ceará.

 

Todas as capitais do Nordeste passam o feriado prolongado com períodos de sol e pancadas de chuva frequentes. 

 

Na sexta-feira, atenção com risco de chuva moderada a forte em São Luís, Teresina, João Pessoa, Recife e em Maceió. No sábado, o maior risco de chuva forte é em Teresina, em Recife e em João Pessoa. No domingo, atenção com chuva frequente de Natal até Aracaju e risco de chuva forte em Teresina e São Luís.

 

  

Região Norte

 

Áreas de instabilidade vão continuar se formando sobre toda a Região Norte durante o feriado prolongado da Páscoa, por causa da grande disponibilidade de ar quente úmido. A Zona de Convergência Intertropical ajuda a manter as condições para chuva.

 

O feriado prolongado da Páscoa será com tempo instável no Norte do Brasil. Todos os estados terão períodos com sol, muitas nuvens e pancadas de chuva frequentes, principalmente à tarde e à noite. AS condições para chuva aumentam até em Roraima, estado que começa a sair do seu período normal de seca.

 

Tanto na sexta-feira, 29, no sábado, 30, como no domingo de Páscoa, 31 de março, há risco de chuva moderada a forte em todos os estados, Estas pancadas de chuva fortes podem cair também nas capitais.

 

Bom feriado para todos e feliz Páscoa.


Tempo Real

Condições da Chuva
Baia de Guanabara Normalidade
Baia de Sepetiba Normalidade
Barra/Jacarepagua Normalidade
Zona Sul Normalidade
Legenda: Baixa Média Alta
Probabilidade de Escorregamentos
Baia de Guanabara Baixa
Baia de Sepetiba Baixa
Barra/Jacarepagua Baixa
Zona Sul Baixa
Legenda: Baixa Média Alta Muito Alta

Copyright Climatempo 2011. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução.
Este convênio tem por objeto a integração de esforços para o DESENVOLVIMENTO TÉCNICO e DIVULGAÇÃO das informações do Sistema de Alerta de Chuvas Intensas e de Deslizamentos em Encostas da Cidade do Rio de Janeiro (Sistema AlertaRio) e imagens de instrumentos técnicos integrantes deste sistema, mediante repasse de informações técnicas e demais dados entre a PREFEITURA DO MUNICIPIO DO RIO DE JANEIRO, GEO-RIO e CLIMATEMPO.