Notícias

Destaques Climatempo » Risco de temporais no Sudeste

Os temporais voltaram a ocorrer na Grande São Paulo desde o dia 22 de fevereiro e uma grande quantidade de nuvens cobriu o estado de São Paulo na sexta-feira, 24, com temporais na Grande São Paulo que causaram alagamentos e chegaram a causar uma morte na capital.

 

Esses temporais e os que ocorreram também em algumas áreas do Sul de Minas foram os primeiros sinais de uma grande mudança no tempo esperada para os próximos dias sobre a Região Sudeste do Brasil.

 

Acompanhe as mudanças no tempo pelas imagens de satélite

 

O sistema de alta pressão atmosférica que vinha predominando sobre o Sudeste, reduzindo a umidade e a chuva se afastou da Região. Durante o Carnaval, as condições para chuva aumentam por causa da atuação de cavados, que são circulações ciclônicas, no sentido horário, que forçam a concentração de umidade e o crescimento de grandes nuvens.

 

A imagem abaixo mostra a chuva esperada para os próximos dias de folia. Observe a seta na imagem. Ela mostra que a atuação dos cavados sobre o Sudeste está "sugando" a umidade da Amazônia para dentro da Região, ocasionando a formação de um grande corredor de umidade.

 

 

No decorrer do Carnaval, as áreas de instabilidade se espalham por toda a Região Sudeste e muitas pancadas de chuva vão ocorrer, especialmente entre o domingo e a quarta-feira de Carnaval. Os temporais poderão ocorrer em todos os estados.

Entenda como a circulação dos ventos vai mudar no Carnaval.

 

 

 

 

Áreas de instabilidade

No sábado de Carnaval, a maior quantidade de nuvens carregadas será observada sobre São Paulo, no Sul de Minas e região do Triângulo. As condições para pancadas de chuva aumentam no Rio de Janeiro e na parte central de Minas, onde está Belo Horizonte. Mas pouca chuva está prevista para o Espírito Santo e para o norte mineiro.

A partir do domingo, as áreas de instabilidade se espalham e se intensificam sobre a Região Sudeste e as condições para chuvas fortes aumentam sobre o estado do Rio de Janeiro e sobre Minas Gerais. O Espírito Santo também já terá maiores condições para chuva a partir da tarde do domingo de Carnaval.

Na segunda e na terça-feira, 28 de fevereiro, o risco de temporais aumenta no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e no Espírito Santo.

 

Tem eclipse do Sol na manhã do domingo de Carnaval

 

Calor

O aumento da nebulosidade e volta da chuva vai diminuir o calor no Sudeste durante o Carnaval. Os termômetros vão marcar temperaturas menos altas, mas a sensação de calor e de abafamento vai persistir.

O aumento da nebulosidade vai deixar o ar mais abafado também sobre a região da Serra da Mantiqueira e no Sul de Minas, onde temperaturas ficam amenas nos últimos dias, chegando próximo de 10°C em Campos do Jordão.

 

5 praias maravilhosas para ir de carro no fim de semana


Tempo Real

Condições da Chuva
Baia de Guanabara Normalidade
Baia de Sepetiba Normalidade
Barra/Jacarepagua Normalidade
Zona Sul Normalidade
Legenda: Baixa Média Alta
Probabilidade de Escorregamentos
Baia de Guanabara Baixa
Baia de Sepetiba Baixa
Barra/Jacarepagua Baixa
Zona Sul Baixa
Legenda: Baixa Média Alta Muito Alta

Copyright Climatempo 2011. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução.
Este convênio tem por objeto a integração de esforços para o DESENVOLVIMENTO TÉCNICO e DIVULGAÇÃO das informações do Sistema de Alerta de Chuvas Intensas e de Deslizamentos em Encostas da Cidade do Rio de Janeiro (Sistema AlertaRio) e imagens de instrumentos técnicos integrantes deste sistema, mediante repasse de informações técnicas e demais dados entre a PREFEITURA DO MUNICIPIO DO RIO DE JANEIRO, GEO-RIO e CLIMATEMPO.