Notícias

Destaques Climatempo » Tempo muda no RJ no Carnaval

Uma grande mudança no tempo está sendo esperada do estado do Rio de Janeiro durante os dias de Carnaval. Ao contrário do céu quase todo azul e do sol forte que vem predominando nas últimas duas semanas, o Carnaval será marcado por muitas nuvens e pancadas de chuva que podem ser fortes.

A mudança no tempo vai ocorrer em todas as regiões fluminenses e será percebida principalmente de domingo em diante.

Não há expectativa de dias totalmente chuvosos, mas quem for passar o Carnaval nas praias do Rio de Janeiro ou pelo interior do estado, não deve contar com o céu azul e o tempo seco que vinha predominando até agora.

Muitos cariocas e fluminenses vão gostar da volta da chuva, mesmo sendo o Carnaval uma época de grande importância para o turismo e para a economia fluminense. Porém, a chuva poderá ser forte e causar estragos, inclusive na cidade do Rio.

 

 

 

Para esta sexta-feira e para o sábado, a previsão ainda é de sol forte por muitas horas em todo o estado do Rio de Janeiro, com previsão pancadas de chuva com raios especialmente entre o fim da tarde e o meio da noite.

Não deve chover nesta sexta-feira no litoral norte fluminense. No Grande Rio e nas outras áreas do estado, a chuva que ocorrer terá curta duração e vai atingir pequenas áreas. Pode chover com moderada a forte intensidade.

Mas durante a tarde e na noite do sábado, as pancadas de chuva poderão ocorrer em todas as regiões fluminenses.

 

Chuva forte

É a partir do domingo que as nuvens aumentam sobre o estado do Rio de Janeiro e ficam também mais carregadas. Há risco de temporais na tarde e noite do domingo, inclusive sobre o Grande Rio.

De segunda até quarta-feira, o estado do Rio deve permanecer com muita nebulosidade, mormaço e condições para chuva forte e raios especialmente à tarde e à noite.

 

Por que o tempo muda no Carnaval?

A culpa da volta da chuva desta vez não é por causa de nenhuma frente fria. A mudança nas condições do tempo no estado do Rio de Janeiro durante o Carnaval está relacionada com uma mudança na circulação dos ventos em diversos níveis da atmosfera. A circulação volta a ser favorável a concentração de umidade e a formação de grandes nuvens.

A partir do domingo de Carnaval, ventos ciclônicos (no sentido horário) vão predominar em vários níveis da atmosfera sobre o Rio de Janeiro e também em grande parte da Região Sudeste. Isto vai fazer com que uma grande quantidade de nuvens se forme também sobre o estado.


Tempo Real

Condições da Chuva
Baia de Guanabara Normalidade
Baia de Sepetiba Normalidade
Barra/Jacarepagua Normalidade
Zona Sul Normalidade
Legenda: Baixa Média Alta
Probabilidade de Escorregamentos
Baia de Guanabara Baixa
Baia de Sepetiba Baixa
Barra/Jacarepagua Baixa
Zona Sul Baixa
Legenda: Baixa Média Alta Muito Alta

Copyright Climatempo 2011. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução.
Este convênio tem por objeto a integração de esforços para o DESENVOLVIMENTO TÉCNICO e DIVULGAÇÃO das informações do Sistema de Alerta de Chuvas Intensas e de Deslizamentos em Encostas da Cidade do Rio de Janeiro (Sistema AlertaRio) e imagens de instrumentos técnicos integrantes deste sistema, mediante repasse de informações técnicas e demais dados entre a PREFEITURA DO MUNICIPIO DO RIO DE JANEIRO, GEO-RIO e CLIMATEMPO.