Notícias

Destaques Climatempo » Chuva de ZCAS no Sudeste

A Zona de Convergência do Atlântico se configurou sobre o Brasil e parte de suas áreas de instabilidade vão provocar muita chuva no fim de semana sobre várias regiões do Sudeste do Brasil. Porém, a chuva não vai beneficiar toda a Região.

A presença da ZCAS deve ser observada até pelo menos o dia 24 de janeiro, o que vai manter as condições para a persistência de muita nebulosidade e chuva sobre parte do Sudeste, do Centro-Oeste e do Norte do Brasil.

 

 

Muita chuva em parte do Sudeste

A circulação dos ventos sobre o Brasil continua favorecendo a formação e a concentração de nuvens carregadas sobre o estado de São Paulo, sobre o centro-sul do Rio de Janeiro, incluindo o Grande Rio e sobre o centro-sul de Minas Gerais e região do Triângulo Mineiro. Nestas regiões, a chuva ainda será frequente no fim de semana e podem ocorrer vários eventos de chuva forte e de chuva moderada e prolongada. Em qualquer dos casos, grades volumes de chuva devem ser acumulados nos próximos cinco dias.

 

O mapa mostra a estimativa da chuva para a Região Sudeste até o dia 25 de janeiro.

 

 

Chuva na divisa de SP, RJ e MG preocupa

Uma das áreas que deve ter chuva frequente e pouco sol no fim de semana, e até a próxima quarta-feira, 25 de janeiro, é a região de divisa entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e o Rio de Janeiro. É a região da Serra da Mantiqueira/Sul de Minas, do litoral norte e do Vale do Paraíba, em São Paulo, de Angra dos Reis e de Paraty, no Rio de Janeiro.

A situação é preocupante porque a chuva volumosa esperada para os próximos dias vai aumentar o risco de queda de barreiras.

 

 

 

Região Serrana do RJ, Baixada Fluminense e Grande Rio

Outra região onde as consequências da chuva volumosa preocupam nos próximos dias é a Região Serrana do Rio de Janeiro e a Baixada Fluminense. A previsão é de muita nebulosidade e pancadas de chuva frequentes até o começo da próxima semana. Pode chover forte, aumentando o risco de transbordamento de rios que já estão com níveis elevados.

A cidade do Rio de Janeiro e outras cidades do Grande Rio a chuva não deve ser persistente, mas estas áreas também ficam sujeitas a chuvas fortes.

 

Grande Belo Horizonte

A Grande Belo Horizonte também terá pancadas de chuva ais frequentes nos próximos dias. Isto não significa que o tempo vai ficar chuvoso. A região da capital mineira ainda terá calor e períodos de sol, mas ficará sujeita a temporais especialmente à tarde e à noite.

 

Pouca chuva no ES e nordeste de MG

Infelizmente as áreas de instabilidade da ZCAS não vão levar a chuva volumosa para o nordeste de Minas Gerais e nem para o Espírito Santo, onde estão os Vales do Rio Doce e do Jequitinhonha. Nestas áreas espera-se poucas pancadas de chuva nos próximos cinco dias. O calor continua.


Tempo Real

Condições da Chuva
Baia de Guanabara Normalidade
Baia de Sepetiba Normalidade
Barra/Jacarepagua Normalidade
Zona Sul Normalidade
Legenda: Baixa Média Alta
Probabilidade de Escorregamentos
Baia de Guanabara Baixa
Baia de Sepetiba Baixa
Barra/Jacarepagua Baixa
Zona Sul Baixa
Legenda: Baixa Média Alta Muito Alta

Copyright Climatempo 2011. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução.
Este convênio tem por objeto a integração de esforços para o DESENVOLVIMENTO TÉCNICO e DIVULGAÇÃO das informações do Sistema de Alerta de Chuvas Intensas e de Deslizamentos em Encostas da Cidade do Rio de Janeiro (Sistema AlertaRio) e imagens de instrumentos técnicos integrantes deste sistema, mediante repasse de informações técnicas e demais dados entre a PREFEITURA DO MUNICIPIO DO RIO DE JANEIRO, GEO-RIO e CLIMATEMPO.