Notícias

Destaques Climatempo » Chuva aumenta sobre o RJ

Áreas de chuva aumentaram sobre o centro-sul do estado do Rio de Janeiro no começo da noite desta sexta-feira e se espalham sobre a Região Serrana e Baixada Fluminense. O radar meteorológico do Sumaré, do Alerta Rio - Prefeitura do Rio de Janeiro, detectava núcleos de chuva de moderada a forte intensidade nestas áreas .

Outra área de chuva avançava para o Recreio dos Bandeirantes e zona oeste da cidade do Rio

A chuva se expandir aos poucos para o Grande Rio.

 

 



 

 

Chuva forte no RJ em 19/01/17

A chuva já voltou a cair muito forte em bairros da cidade do Rio de Janeiro. Pelas medições do Alerta Rio, choveu em 24 horas, 105,6 mm em Anchieta, 69,2 mm no Irajá e 57 mm no Recreio dos Bandeirantes. 

Em Paraty, a chuva registrada entre 8 horas de quinta e às 8 horas desta sexta-feira (20) chegou a 57,6 mm pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). 


Veja como estava a situação do tempo em Paraty no momento da queda da aeronave. 

 

As áreas de instabilidade que começaram a se espalhar sobre o estado do Rio de Janeiro deverão ficar bastante ativas sobre a região por vários dias.

 

A expectativa é que todas as regiões fluminenses permaneçam com muitas nuvens e condições para chuva frequente pelo menos até a terça-feira (24). Até lá devem ocorrer vários eventos de chuva forte e volumosa, incluindo o Grande Rio.

A chuva e a grande quantidade de nuvens vão aliviar o calor.

Confira como vai ficar a temperatura na cidade do Rio de Janeiro.

 

 

Saiba o que é SMAC: Sistema de Monitoramento e Alerta Climatempo

 

O que mantém a instabilidade no RJ?

O lento deslocamento de um cavado em aproximadamente 6 mil metros de altitude e a presença de uma área de baixa pressão atmosférica no nível do mar (em superfície) vão manter a formação de muita nebulosidade e as condições para chuva sobre o estado do Rio de Janeiro nos próximos dias.

Além do Rio de Janeiro, áreas de Minas Gerais como a Zona da Mata Mineira, o sul de Minas, a Grande Belo Horizonte e o centro-oeste mineiro de forma geral também devem ter vários eventos de chuva forte nos próximos dias. Mas infelizmente, nem todas as regiões de Minas Gerais ou do Espírito Santo terão a chuva volumosa esperada para o Rio de Janeiro.

 

Acompanhe a chuva pelo Radar RJ 

 

Encostas e rios

Nesta quinta-feira, vários rios da região de Petrópolis, de Teresópolis, da Baixada Fluminense e da Costa Verde voltaram a subir por causa da chuva volumosa. O rio Saracuruna, em Duque de Caxias, chegou na cota de alerta máximo segundo o INEA - Instituto Estadual do Ambiente -, órgão ligado ao governo do estado do Rio de Janeiro.

Grandes volumes de chuva devem ser acumulados nos próximos dias e há risco de alagamentos e transbordamentos de rios, além de queda de barreiras. Fique atento e siga as orientações da Defesa Civil de sua cidade.

  

Veja o quanto choveu em alguns locais do estado do Rio de Janeiro

 


Tempo Real

Condições da Chuva
Baia de Guanabara Normalidade
Baia de Sepetiba Normalidade
Barra/Jacarepagua Normalidade
Zona Sul Normalidade
Legenda: Baixa Média Alta
Probabilidade de Escorregamentos
Baia de Guanabara Baixa
Baia de Sepetiba Baixa
Barra/Jacarepagua Baixa
Zona Sul Baixa
Legenda: Baixa Média Alta Muito Alta

Copyright Climatempo 2011. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução.
Este convênio tem por objeto a integração de esforços para o DESENVOLVIMENTO TÉCNICO e DIVULGAÇÃO das informações do Sistema de Alerta de Chuvas Intensas e de Deslizamentos em Encostas da Cidade do Rio de Janeiro (Sistema AlertaRio) e imagens de instrumentos técnicos integrantes deste sistema, mediante repasse de informações técnicas e demais dados entre a PREFEITURA DO MUNICIPIO DO RIO DE JANEIRO, GEO-RIO e CLIMATEMPO.