CLIMA DE VIAGEM

5 destinos de turismo religioso no Brasil

por Redação

Oferecimento

Lugares que vão reforçar ainda mais a sua fé


A fé move montanhas e também multidões. Só no Brasil, um dos países com maior número de católicos do mundo, o turismo religioso movimenta cerca de 17 milhões de pessoas todos os anos, segundo dados do Ministério do Turismo. Conheça alguns dos principais destinos escolhidos pelos fiéis e algumas dicas do que visitar em cada lugar.

 

Sede do terceiro maior templo católico do mundo, a cidade de Aparecida, no interior de São Paulo, é a que mais recebe fiéis. São cerca de oito milhões de turistas por ano, principalmente nas datas importantes para a religião católica. As temperaturas na região são amenas em geral, mas podem ultrapassar os 30ºC em qualquer estação. Além da Basílica e das Igrejas, a cidade conta com um teleférico inaugurado em 2014, que oferece uma bela vista do local e conforto para quem não quer subir o Morro do Cruzeiro a pé.


Chegando ao Norte do país, quem ganha destaque é a Festa do Círio de Nazaré, realizada há mais de dois séculos. A comemoração, que tem seu auge no segundo domingo de outubro, mobiliza a cidade de Belém, no Pará, e celebra a história da imagem de Nossa Senhora Aparecida, que surgiu às margens do Igarapé Murututu. Em homenagem à Santa, foi erguida a Basílica de Nazaré, no mesmo lugar em que foi encontrada a imagem. A festividade é hoje a maior procissão católica do mundo, com cerca de dois milhões de fiéis todos os anos. Mas se prepare: o clima no município é muito úmido e quente o ano inteiro, com muitas chuvas.


Já no Nordeste, o mês de novembro é muito importante para a cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará. Nessa época do ano, a cidade recebe mais de dois milhões de fiéis para participar das celebrações de finados. A Estátua do Padre Cícero, uma das maiores do mundo feita em concreto, é um dos cartões postais do município, e também um dos locais mais visitados pelos romeiros. As temperaturas médias da cidade variam de 24°C a 27°C. Porém, bem na época do feriado, pode esquentar muito. Prepare o boné e o protetor solar.


O maior teatro ao ar livre do mundo, na cidade de Brejo da Madre de Deus, em Pernambuco, recebe todos os anos, nas semanas que antecedem a Páscoa, o espetáculo da Paixão de Cristo, maior atração da cidade. O público chega a ultrapassar 60 mil pessoas e o evento é muito bem organizado, com mais de 500 pessoas na produção. A cidade tem média de temperatura em torno dos 22,5° durante o ano, agradável para quem quiser conhecer o local e acompanhar as festividades.


Voltando para o sul do Brasil, o pequeno município de Nova Trento em Santa Catarina, passou a atrair muitos turistas de fé após a beatificação de Madre Paulina, em 1991, e sua canonização em 2002, o que a tornou a primeira Santa brasileira. Os principais lugares turísticos são os bairros que guardam artefatos e importantes construções religiosas, principalmente trazidas por italianos que imigraram para lá. As temperaturas na cidade são amenas ou frias na maior parte do ano, com média entre 20 e 25ºC.

 

DESTINOS TURÍSTICOS NO BRASIL