CLIMA DE VIAGEM

Trilhas especiais para curtir de bike pelo Brasil

por Redação

Oferecimento

Separe sua magrela e comece a traçar a rota do seu próximo roteiro de viagem


Quem não deseja conhecer lugares novos, belas paisagens, praias paradisíacas, cenários idílicos Brasil afora? Uma boa dica para aproveitar ao máximo estes programas é fazê-los em cima de uma bicicleta. Além de sustentável e saudável, o meio de transporte é uma garantia de diversão. Separamos abaixo quatro destinos nacionais para os ciclistas que desejam se aventurar pelas belezas do nosso país tropical.


Rio de Janeiro (RJ)

A cidade maravilhosa é um dos destinos mais cobiçados do mundo. Suas belezas naturais, o bom humor e a disposição dos cariocas, são ótimos convites para uma pedalada na orla das praias, do Leme ao Pontal, passando por Ipanema, Copacabana e outros pontos históricos da antiga capital federal. Entre os melhores destinos para os amantes do ciclismo está também o Alto da Boa Vista repleto de boas trilhas e sombras para amenizar o calor.


A melhor época para aproveitar ao máximo o Rio de Janeiro é o outono/inverno quando o clima é mais fresco. Outro bom destino para pedaladas na região é o Jardim Botânico, onde é possível tomar uma água de coco embaixo de uma sombra e relaxar com a leve brisa formada graças às frondosas árvores.


Vale dos Vinhedos (RS)

A pequena área entre as cidades de Monte Belo do Sul e Bento Gonçalves, no interior do Rio Grande do Sul, é um dos destinos preferidos para quem deseja pedalar por trilhas entre as montanhas. O local é reconhecido pelo famoso roteiro “Caminhos de Pedra” e, por lá, os ciclistas têm acesso a mais de 50 pontos de observação e a outros 13 de visitação, como capelas, ateliês e cafés.


O melhor período para visitar a área é no outono, entre abril e maio, quando o clima ainda está ameno e as chuvas começam a cessar. A temperatura nessa época varia entre os 14°C e os 17°C, mas a máxima pode chegar aos 21°C, ideal para garantir outro programa da região: a degustação de vinhos entre uma pedalada ou outra. Sempre com moderação, é claro.

 

 

 

Caminho da Fé (SP-MG) 

Este é para ciclistas com mais experiência e disposição. São 497 km de trilha, sendo que 300 km são pela Serra da Mantiqueira, que liga São Paulo a Minas Gerais. O percurso é inspirado no Caminho de Santiago da Compostela, na Espanha, e é destinado aos ciclistas que desejam percorrer um caminho conhecido por suas experiências místicas. O ponto de chegada é a cidade de Aparecida (SP), enquanto o ponto de partida pode ser escolhido pelo ciclista. Entre as opções estão cidades como São Carlos, Cravinhos, Mococa, Divinolândia e Aguaí, todas em São Paulo.


O ideal é realizar o trajeto entre os meses de abril e maio, no outono, onde o calor é mais ameno, as chuvas cessaram e o frio não atrapalha o caminho. Como a trilha passa pelas divisas de São Paulo com Minas Gerais, as variações de temperaturas são comuns e as médias ficam entre 17°C e 23°C.


Pedal do Sertão (PB)

Para ciclistas profissionais – ou amantes do esporte com boa disposição –, a trilha, localizada dentro do Hotel Fazenda Pai Mateus, fica entre as cidades de Cabaceiras e Boa Vista, no centro sul da Paraíba. O trajeto é todo feito em cima de rochas, com sinalizações para que os esportistas não se percam.


A trilha é bastante similar à famosa Slick Rock, no deserto de MOAB, nos Estados Unidos, mas com um grande diferencial: o clima. Passando pelo sertão da Paraíba, o ideal é que o trajeto seja percorrido entre os meses de julho e setembro, quando o inverno vai chegando ao fim e tem início a primavera. A máxima varia entre os 24°C e os 26°C, enquanto a mínima não ultrapassa os 16°C.

DESTINOS TURÍSTICOS NO BRASIL