CLIMA DE VIAGEM

Dicas do que levar na bagagem de mão

por Redação

Oferecimento

Saiba o que é permitido e o que é proibido nas malas que o acompanham na cabine do avião


Chega de passar vergonha ou se desfazer de alguns objetos antes de embarcar no avião. Muitos erros cometidos no preparo da mala de mão podem ser evitados com simples cuidados e atenção a algumas informações.


Antes de tudo, é preciso estar atento ao tamanho da bagagem, que não pode ultrapassar 55 cm de altura, 20 cm de largura e 40 cm de comprimento. Outra dica de viagem importante é não colocar grandes pesos nessa mala, já que, na maioria dos voos, ela pode ter no máximo 5 kg. Além da convencional nécessaire e da maleta, outros objetos também são considerados bagagem de mão, tais como: casacos, cobertores, bengala ou guarda-chuva (sem pontas), bolsa (também de mão), material de leitura, laptop e máquina fotográfica.


Fora isso, as companhias costumam permitir o transporte de medicamentos essenciais (alguns precisam de prescrição médica com nome do passageiro), cosméticos sólidos (como desodorante em bastão e batons) e alguns outros aparelhos eletrônicos. Para quem viaja com crianças e bebês, mamadeiras e alimentos infantis industrializados também são permitidos.


Quanto ao que é proibido, isso pode variar de acordo com as companhias aéreas e com o tipo de voo (nacional ou internacional), mas a maioria delas segue o mesmo padrão. Não são permitidos objetos pontiagudos (faca, tesoura de unhas, canivete, estilete etc), cremes, perfumes, shampoos, desodorantes (aerossol, líquidos ou creme), fósforos e isqueiros (com combustível de gás, do tipo maçarico). Caso esses objetos sejam encontrados na bagagem de mão, eles serão retidos pelos agentes de segurança dos aeroportos.

 

Atenção para os líquidos! Quando o voo é para outro país, ou quando ele feito em área destinada a embarque internacional, as restrições de transporte de líquidos (todos os tipos) são mais rígidas. Nesses casos, a capacidade dos frascos deve ser de até 100 ml e eles devem ser embalados com saco plástico e transparente (20 cm x 20 cm), com capacidade máxima de um litro.

Além de conhecer as recomendações e restrições de cada tipo de voo, é preciso também ficar atento ao clima do destino turístico na época em que a viagem será feita e aos objetos que vão acompanhá-lo. Aqueles que estão em férias de verão, por exemplo, e pretendem levar prancha de surf, bicicleta ou patinete, devem despachá-los como bagagem especial, assim como ski e snowboard, no caso de quem pretende praticar esportes na neve.

DESTINOS TURÍSTICOS NO BRASIL