CLIMA DE VIAGEM

Saiba os mitos e verdades sobre viajar de avião

por Redação

Oferecimento

Quem nunca ouviu histórias absurdas sobre viagem de avião? Entre todas elas, de fato há mitos e verdades. Você sabe diferenciá-los?

Muita gente tem medo de voar devido às histórias que ouve. O problema é que a maioria deles nunca pisaram (e nem pensam em pisar) em um avião devido à tantas ideias que passam pelas cabecinhas criativas e acabam passando de geração em geração.


Para tentar acabar com algumas dessas histórias, nós preparamos uma lista com 10 dos mistérios sobre viajar de avião e respondemos quais são mitos e quais são verdade. E aí, está afim de descobrir?


É possível ser sugado pelo vaso sanitário durante o voo?

Mito! O som alto da sucção pode ser assustador, mas o sistema não pode te sugar para baixo. Todos os sanitários de aeronaves possuem um sistema fechado a vácuo, ou seja, quando você aciona a descarga, uma válvula é aberta no cano coletor e o sistema suga o conteúdo do vaso para o tanque. Então, apesar de parecer que você vai ser sugado por uma máquina mortífera, pode ficar despreocupado: isso nunca vai acontecer.

A porta da aeronave pode ser aberta durante o voo?

Mito! Muitos filmes mostram passageiros abrindo a porta do avião com facilidade, mas isso não acontece. As portas da cabine só podem ser abertas se a pressão no interior e exterior da aeronave forem a mesma. É praticamente impossível que isso aconteça, pois a pressão do ar em grandes altitudes é baixa, razão pela qual a pressão da cabine é aumentada artificialmente.

 

Aliás, os dejetos do vaso são jogados pra fora da aeronave?
Mito! Não, eles não são jogados pelos ares. As aeronaves possuem um reservatório chamado de QTU, em que os dejetos são armazenados, até que a aeronave chegue a seu destino e, aí sim, são eliminadas.


O uso do celular pode causar acidentes?
Mito! De acordo com estudos atuais, os celulares realmente podem operar na mesma frequência que alguns instrumentos da aeronave, mas graças a Deus, isso não coloca o voo em risco. O máximo que pode acontecer é um estado indesejável da aeronave e é por isso que o piloto pede para que todos desliguem os celulares ao levantar voo.

A tempestade aumenta o risco de um acidente de avião?
Mito! Uma tempestade não aumenta o risco de um acidente de avião, mas pode dificultar a visibilidade do voo. Uma turbulência pode causar incômodo aos passageiros, mas é praticamente impossível que ela derrube uma aeronave, pode ficar tranquilo.

Os raios sim podem derrubar um avião, mas é extremamente difícil que um caso deste aconteça. Quando há riscos de tempestades, normalmente os aeroportos param o fluxo até que tudo esteja normalizado.  

Quem nasce a bordo de uma aeronave pode voar gratuitamente pelo resto da vida?
Verdade! Não sabemos se todos os bebês que nascem à bordo tem esse direito, mas a alguns dias atrás houve um caso deste numa aeronave da Cebu Pacific. A mãe da criança estava viajando de Dubai para as Filipinas quando começou a entrar em trabalho de parto. Como não havia onde parar, algumas passageiras (enfermeiras) se prontificaram a ajudar na retirada da criança. É claro que o piloto teve que fazer uma parada de emergência, mas a criança, que nasceu antes, saiu na vantagem: terá passagens gratuitas pela companhia pelo resto de sua vida!

Ingerir álcool durante o voo deixa a pessoa bêbada mais rapidamente?
Mito! Não há estudos que comprovem que um passageiro fique bêbado mais rapidamente enquanto voa, mas, de qualquer forma, é bom evitar exageros para não causar incômodos, enjoos e problemas com outros passageiros.

Para trabalhar de aeromoça ou comissário é preciso ser alto?

Verdade! A altura mínima exigida para ser comissário de bordo é de 1,58m e a máxima é de até 1,90 de altura.

Os comissários falam no mínimo quatro línguas?

Mito! Os comissários de bordo falam apenas (obrigatoriamente) inglês e o idioma do país da companhia.

por 
Raíssa Ribeiro




 

 

 

 

DESTINOS TURÍSTICOS NO BRASIL