CLIMA DE VIAGEM

Viaje pela música clássica ao redor do mundo

por Redação

Oferecimento

Prepare os ouvidos para aproveitar cada momento desses eventos que acontecem nos quatro cantos do planeta

Disney? Broadway? Os mais famosos pontos turísticos? Não para os amantes da música erudita. Para este público, os momentos de lazer se encontram é no som puro e nos acordes das grandes orquestras. Por isso, separamos um roteiro de viagem com uma lista de cinco festivais clássicos que farão a felicidade de qualquer amante do belo canto.

Festival de Verão de Salzburg – Salzburg – Áustria

Um dos festivais eruditos mais conhecidos de toda a Europa, e um dos mais tradicionais do mundo, o Festival de Verão de Salzburg acontece entre julho e agosto, no verão europeu. O cenário, Áustria, não poderia ser mais apropriado: terra natal de alguns dos mais importantes compositores da história da música clássica, como Mozart e Strauss. A época também é apropriada. O verão em Salzburg tem um clima ameno médio entre 17°C e 18°C, com temperaturas máximas em torno dos 24°C, sempre atenuada pelas leves brisas.


Festival de Ravena – Ravena – Itália

Ainda para os amantes da Europa, a Itália é a terra da moda, dos ótimos vinhos e, claro, da música clássica. O Festival de Ravena, na pequena província homônima, acontece anualmente entre maio e junho. Fundado em 1990, recebe grandes companhias de ópera, como a Opereta Estatal de Viena e o Teatro Mariinsky, além de já ter apresentado obras de compositores como Verdi e Bellini. A primavera é a estação do período, o que faz com que a temperatura esteja na agradável casa dos 17°C, em média.


Festival Amazonas de Ópera – Manaus – Brasil

Agora, para quem não pretende atravessar fronteiras internacionais, é possível cultivar a paixão pela música erudita sem sair do Brasil. O Teatro Amazonas, em Manaus (AM), recebe, no Festival Amazonas de Ópera, uma série de clássicos, desde os mais conhecidos, como “Carmen”, de Bizzet, até trabalhos mais desconhecidos de autores brasileiros, como Carlos Gomes e Villa Lobos. Lembrando apenas que o festival acontece entre os meses de abril e maio, quando as temperaturas ainda estão elevadas, acima dos 30°C.


Opera Theatre of Saint Louis – St. Louis – EUA

País que popularizou os musicais, reunidos em uma grande avenida em Nova York, os Estados Unidos também tem um grande festival de música erudita para chamar de seu. Em St. Louis, no Missouri, bem distante da Broadway, acontece anualmente o Opera Theatre of St. Louis, entre os meses de maio e junho. A programação conta com obras famosas, como “La Bohème”, a ópera de Puccini que originou o musical “Rent”, vencedor do prêmio Tony em 1996; e “Macbeth”, composta por Verdi com base na obra homônima de William Shakespeare. O festival acontece na primavera americana, ou seja, o clima apresenta variações. As temperaturas médias estão entre os 18°C e os 24°C, muito agradáveis à noite.


BBC Proms – Londres – Inglaterra

A Europa volta à lista com o maior festival de música clássica do continente, o BBC Proms, em Londres. O festival, que já abriu espaço para homenagear os mais variados autores, desde os eruditos (Chopin, Mozart, Tchaikovsky) até os populares (Stephen Sondheim, Andrew Lloyd Webber, Cole Porter), é um dos mais famosos de toda a Europa e também o maior em termos de repercussão. Acontece entre abril e maio, quando Londres começa a receber um clima mais ameno, deixando o rigoroso inverno para trás. As temperaturas variam entre os 9.7°C e os 13.1°C.

 

DESTINOS TURÍSTICOS NO BRASIL