CLIMA DE VIAGEM

5 dicas fundamentais para viajar de carro com crianças

por Redação

Oferecimento

Fazer uma viagem é sempre um desafio. Viajar com crianças é um desafio ainda maior! Acredito que a melhor maneira de viajar com os pequenos é planejando tudo. Mas há outras dicas que ajudam muito para que o momento seja incrível!

 

Todo final de semana temos muitas oportunidades de conhecer cidades vizinhas de carro, e até algumas mais distantes, mas com os feriados prolongados aumentam as chances da viagem ser um pouco mais longa.


Listamos 5 dicas fundamentais para sua viagem com crianças ser um sucesso, são elas:

Segurança

A segurança sempre estará em primeiro lugar. O ideal é que seu veículo esteja em bom estado e com as revisões em dia para que o sonho não se torne um pesadelo.

Muita gente já sabe, mas é bom lembrar que os documentos do carro (IPVA e licenciamento) devem estar em dia também, afinal as fiscalizações nas estradas são cada vez mais eficazes e você pode até ficar pelo caminho.

As crianças precisam de cadeirinhas e assentos apropriados de acordo com peso e idade, e elas devem ser instaladas sempre no banco de trás do veículo.

Outros recursos interessantes são protetores do cinto de segurança, protetores para o pescoço e tapa-sol para proteger o rosto das crianças.

Planejamento

Tudo que você faz sem planejar tem uma chance maior de dar errado. Portanto, se você pretende simplesmente abrir a porta de casa, colocar a família no carro e correr para viajar, tenha muito cuidado!

O planejamento é algo essencial para todo evento, especialmente para a viagem com quem você ama, além do fato de estar fora do seu habitat natural: sua casa.

Pesquisar a melhor estrada, rotas opcionais em caso de trânsito, lugar para se hospedar, horário mais adequado (dica: tente fugir do sol na estrada, pois pode cansar mais as crianças) e os melhores passeios é fundamental para aproveitar a viagem ao máximo. E, de repente, você pode encontrar surpresas agradáveis que nem conhecia e que pode fazer toda a diferença, inclusive no caminho.

 

Recursos essenciais

Faça uma lista e depois confirme se pegou tudo!

Água, alimentos, fraldas, trocadores, lenços ou toalhas umedecidas, protetor solar, repelentes, remédios e até tablets podem ser alguns recursos que ajudam muito no conforto das crianças. Dica: tenha tudo a mão, não deixe essas coisas no porta-malas.

Travesseiro, cobertor ou protetor do sol podem ser essenciais para que a viagem seja agradável.

Lembre-se de levar sacolas plásticas para o descarte de alimentos e bebidas durante a viagem. No final da viagem você joga tudo no lixo e ainda dá um bom exemplo para as crianças.


Tamanho do Carro

Viajar em um carro apertado pode ser uma farra nos primeiros quilômetros, talvez até o trajeto todo da ida seja "suportável", mas ninguém quer ficar o tempo todo apertado no trajeto, nem com bagagens pesadas na mão, especialmente as crianças.

Isso não é nada que você não consiga prever no planejamento, ou seja, se você tem um carro compacto que atende bem as suas necessidades do dia-a-dia para cruzar a cidade e ir trabalhar, mas você tem três filhos, talvez você precise emprestar ou alugar um carro maior para o conforto da sua família.

No Brasil os preços de alugueis de carros talvez não sejam os melhores do mundo, mas com certeza vale o investimento caso você não tenha aquele amigo disposto a emprestar um carro maior.


Ritmo

Não negue o pedido dos seus filhos para uma parada! Talvez as crianças tenham que ir ao banheiro, se alimentar ou beber água com mais frequência que você. Tenho certeza que, para quem dirige, quanto menos tempo você perde nas paradas, mais você aproveita no destino.

E se não houver nenhum pedido de parada das crianças, mesmo assim faça uma parada a cada 2 horas, no máximo. Vai ajudar bastante a preservar a energia das crianças e de quem dirige.


A dica final não é exatamente uma dica, mas uma ordem: Divirta-se!


 

DESTINOS TURÍSTICOS NO BRASIL