CLIMA DE VIAGEM

Conheça destinos turísticos para passear de balão

por Redação

A tranquilidade e a vista panorâmica vão fazer você adicionar o balonismo ao seu roteiro de viagem

Que tal passar as férias nas alturas? Cada vez mais popular, o passeio de balão se tornou uma opção imperdível para quem procura experiências especiais durante as viagens. O voo, além de emocionante, possibilita uma vista de tirar o fôlego, com toda a cidade em miniatura.

E não precisa ser radical para curtir a atividade. O balão é bem tranquilo, movendo-se na mesma velocidade do vento e proporcionando sensação de serenidade enquanto se afasta do chão. Uma opção tanto para amigos quanto para casais de namorados que procuram um programa mais romântico.

Um passeio dura, geralmente, entre 45 minutos e 1 hora e é realizado bem cedo, logo ao amanhecer. E para garantir uma viagem inesquecível é importante prestar atenção no clima, já que o voo só acontece se os ventos estiverem calmos, se houver boa visibilidade e sem previsão de chuvas. Dependendo do destino, também é importante se preocupar em levar agasalho, devido ao frio que faz lá em cima.

Capadócia (Turquia)

Esse é um dos destinos mais famosos para passear de balão. A paisagem é montanhosa e proporciona um visual de tirar o fôlego. Os balões da região são os maiores do mundo, com capacidade de até 36 passageiros. E, por lá, a temperatura média fica em torno dos 9ºC, sendo recomendável a visita em julho, o mês com menor precipitação. Mas, agende-se: esse é o programa oficial da Capadócia e, portanto, disputadíssimo.


Luxor (Egito)

Se estiver pensando em conhecer o Egito, adicione Luxor no roteiro. Com dezenas de monumentos históricos e imponentes, o voo na cidade permite uma vista das colunas, ruínas, antigos templos egípcios e o Rio Nilo. O passeio está disponível em dois horários, de manhã e a tarde. O ideal é escolher as primeiras horas, já que o visual se torna ainda mais encantador. O local é seco o ano todo, com temperatura média de 24ºC.


Masai Mara (Quênia)

O passeio sobre o parque é único e quase um safári aéreo. É possível ver gnus (espécie de boi-cavalo), leões, girafas e os raros rinocerontes negros percorrendo o local em busca de água e comida. Do alto também é possível ver o Rio Mara, cheio de hipopótamos e crocodilos, que corta o parque de norte a sul. A alta temporada que vai de junho a outubro  é o período mais seco e coincide com a grande migração dos gnus e zebras. Janeiro e fevereiro são os meses chuvosos, mas os voos acontecem durante o ano todo, pois são realizados de manhã cedo e as chuvas normalmente ocorrem após às 12 horas. 


Albuquerque (Estados Unidos)

Albuquerque é palco do Festival Internacional de Balonismo, o mais famoso do mundo desse segmento. São cerca de mil balões colorindo o céu da região, sempre em outubro. No local, além de acompanhar o evento, é possível também fazer passeios turísticos programados, já que as condições da região são ideias para os voos. A temperatura média anual é 13ºC e fica uma dica: planeje sua viagem de balão para os dias de semana, pois os sábados e domingos são os mais cheios.


 Gstaad (Suíça)

A região é bem fria, com temperatura média anual de 6ºC, mas ainda assim vale o passeio. O voo pode ser realizado durante a primavera e verão, quando as temperaturas estão mais agradáveis. Durante o voo é possível ter a visão dos Alpes Suíços, as florestas e os lagos, todos cobertos por neve.


Anotou as dicas? Então prepare as malas e parta para as alturas!