CLIMA DE VIAGEM

Conheça cenários de famosas telenovelas

por Redação

Já imaginou fazer o mesmo roteiro do seu personagem favorito? Anote essas dicas e boa viagem!

 

Quem busca ideias para uma nova viagem pode encontrá-las de diversas formas. Por meio da indicação de amigos, pesquisando na internet, vendo filmes, séries e, por que não, nas telenovelas. Paixão nacional, os folhetins sempre levam os espectadores para conhecer países, regiões e tesouros, sejam estes famosos ou nem tanto. Verdadeiros guias de viagem, as tramas trazem cenários de encher os olhos e despertam a vontade de reproduzir aquela cena inesquecível junto com os amigos ou a pessoa amada.

Quem nunca pensou em reviver o passeio de gôndola da personagem Helena, em Por Amor? Com diversas cenas gravadas em Veneza, a novela exibida pela TV Globo entre 97 e 98 levou o público a conhecer esse pedacinho romântico da Itália.  Mesmo com uma temperatura média em torno dos 13.2ºC, a cidade possui um clima seco e temperado, porém com alta pluviosidade. Uma dica de viagem é sempre consultar o tempo antes de planejar sua partida. O local alaga desde o século 13, quase sempre entre novembro e abril.


De volta ao Brasil, que atire a primeira pedra quem nunca quis ser Juma. A personagem era a protagonista da novela Pantanal, exibida pela extinta TV Manchete no início dos anos 90. Com estações bem marcantes – a cheia, de outubro a março, e a seca de abril a setembro -, o bioma brasileiro se divide entre os estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul e pode ser uma boa pedida para os viajantes que amam o contato com a natureza.


Subindo um pouco, chegamos ao México, cenário típico das novelas do SBT. A Usurpadora, Maria do Bairro e tantos outros sucessos exibidos entre os anos 90 e 2000 levaram muitos espectadores as aulas de espanhol e ao desejo de conhecer o berço das produções. Com clima quente e temperado, a capital do país, Cidade do México, oferece uma pluviosidade significativa ao longo do ano. Mas não é só de chuva que a região é feita e, por lá, é possível conhecer vários lugares que apareceram nas cenas dos folhetins, como o Angel de la Independencia, monumento símbolo da capital.


Mudando de continente, chegamos às locações que inspiraram a novela Dez Mandamentos, uma das mais bem sucedidas produções da TV Record. A obra, reprodução de passagens bíblicas, levou os telespectadores para conhecerem as obras faraônicas do Egito. Quem se aventurar em uma viagem ao país africano pode conhecer maravilhas como o Rio Nilo, o porto de Cairo e a Pirâmide de Quéops. Com clima desértico, a pluviosidade no local é bem baixa. Por isso prepare-se para enfrentar o calor intenso.


Nem tão distante dali está o cenário de duas novelas turcas exibidas pela Band: Mil e Uma Noites, com destaque para Istambul, e  Fatmagul – a Força do Amor, que mostra cenários incríveis de Ancara, capital, ambas na Turquia. Em Istambul, as principais atrações estão concentradas em Sultanahmet, a área mais antiga da cidade e que por milhares de anos foi o coração de Constantinopla, a capital do Império Romano, Bizantino e Otomano. Você pode visitar no local a Basílica de Santa Sofia e a Mesquita Azul, além do Palácio Topkaki e a Cisterna, construída em 532 para armazenar água para o Grande Palácio e outros edifícios próximos. Istambul tem temperatura média anual de  14.1 ºC.


Já Ancara possui um clima frio e temperado, com média anual de 11.6ºC. Um dos pontos turísticos mais visitados é a Mesquita Kocatepe, maior da cidade. Ela foi construída em estilo otomano em 1987 e dispõe de vitrais, mármore e decoração em folhas de ouro.


Depois dessas dicas, escolha seu destino, vista seu personagem e aproveite seus dias como um verdadeiro astro de telenovela. Quem sabe sua viagem não rende uma história tão boa quanto as dos folhetins.