CLIMA DE VIAGEM

Grandes monumentos que sofreram alterações do tempo

por Redação

Saiba quais monumentos famosos resistiram ao tempo e continuam fazendo sucesso entre os turistas

 

Construídos por civilizações antigas, alguns destinos turísticos são verdadeiros museus a céu aberto. Rodeados por obras icónicas, muitos desses lugares, no entanto, sofrem com a falta de manutenção ou ainda com os resultados das ações do tempo, como chuvas, ventos e neve, durante o passar dos anos. A influência desses elementos é tanta que, alguns desses monumentos podem até deixar de existir em um futuro.

Por isso, prepare as malas e confira algumas dicas de viagem que a Climatempo reuniu para você conhecer de perto essas belezas da humanidade:

 

O Coliseu (Roma, Itália)

Localizado em Roma, na capital da Itália, o monumento ainda impressiona por seu tamanho. Construído entre 70 e 90 d.C., o local foi palco de lutas de gladiadores romanos e atualmente é um dos principais pontos turísticos do país. A temperatura média anual da região é de 15ºC, mas a neve e os termômetros bem próximos ao 0º durante o inverno afetaram diretamente a construção, já que o congelamento e descongelamento da neve tem afetado a estrutura.


Estátua da Liberdade (Nova York, EUA)

A Estátua da Liberdade é um dos cartões-postais mais famosos do mundo, mas sua aparência nem sempre foi essa que conhecemos hoje. O monumento foi feito orginalmente de cobre, mas, após sofrer durante décadas com as mudanças climáticas, ela acabou ficando totalmente esverdeada. Isso ocorreu porque a água da chuva reage com o cobre, fazendo com que ele se dissolva. Agosto é o mês com maior pluviosidade na cidade, são cerca de 101mm.


Muralha da China (Pequim, China)

A famosa muralha também sofreu bastante com a ação do tempo, principalmente pelo vento e a chuva. A construção é afetada pela infiltração e crescimento de plantas na parede e, há alguns anos, inclusive, um trecho de 36 metros desabou por causa das fortes precipitações. Atualmente estima-se que quase um terço da construção original já desapareceu. A cidade de Pequim possui pluviosidade média anual de 610mm, sendo julho e agosto os meses mais chuvosos.


A Esfinge (Gizé, Egito)

O clima desértico da cidade afetou um dos pontos turísticos mais famosos do Egito. Construída entre 2686 a 2134  a.C., a Esfinge foi afetada por ventos fortes com areia e pela água subterrânea de um canal de escoamento formado pela topografia inclinada do local. A pluviosidade anual é quase mínima, cerca de 17mm. Mesmo assim, a pouca quantidade de água foi capaz de causar a erosão.


Para conhecer esses pontos turísticos incríveis é só adicioná-los ao seu roteiro de viagem. Mesmo sofrendo com ações do tempo, eles ainda são ótimas opções para conhecer diferentes períodos da história da humanidade. Aproveite!