CLIMA DE VIAGEM

Top 5 países mais procurados para intercâmbio

por Redação

Informações sobre o clima local podem influenciar a escolha do destino e fazer a diferença no dia a dia do estudante

 

Muitos sonham com a possibilidade de estudar fora do país e fazer um intercâmbio, mas quando a chance aparece, surgem também dúvidas sobre qual destino escolher. Entre tantas opções mundo afora, alguns destinos se destacam, mas antes da decisão final é preciso conhecer bem as características de cada lugar.

Na Inglaterra, Londres, um dos lugares turísticos mais admirados do mundo, é também um dos melhores destinos para fazer intercâmbio, principalmente para aqueles que preferem o inglês britânico ao americano. O país abriga diversas cidades famosas por receberem estudantes, como Cambridge e Liverpool. Mas aqueles que optarem pela capital, devem se atentar ao período da viagem. Em janeiro, o mês mais frio do ano, a temperatura pode chegar a apenas 1ºC. Independente do período escolhido, a cidade, que é cheia de atrações, oferece uma rica experiência cultural.

Ainda no continente europeu, a Irlanda faz sucesso entre os estudantes por não exigir visto de entrada (o que diminui os custos da viagem) e também por sua localização, que facilita um tour pela Europa. Como muitos brasileiros são atraídos por esses motivos, Dublin está cheia deles, portanto, para quem quer evitar o português, a dica de viagem é ficar na agitada Cork, na pequena Galway ou até em Bray, a menos de 30 minutos dos atrativos da capital. Quem não gosta muito de frio, cuidado, pois no verão as quatro regiões costumam registrar entre 14ºC e 18ºC, no mês mais quente (julho).


Do outro lado do mundo, a Austrália também é um dos países mais recomendado aos intercambistas. No entanto, por estar muito longe do Brasil, a recomendação é escolher esse destino apenas para viagens de longo prazo (acima de seis meses), devido aos gastos com passagens de avião, visto e vacinas. O clima no país é bem parecido com o do Brasil, o que pode facilitar a adaptação do estudante. Em Sydney, por exemplo, a temperatura média no verão fica em torno de 27ºC e é semelhante aos de Melbourne e Brisbane, cidades muito procuradas pela qualidade de vida.

 

Mas se a ideia é viajar para um lugar mais próximo e facilitar o contato com os familiares, devido ao fuso horário curto, uma boa opção é viajar para os EUA. No país, há uma série de cidades que recebem muitos intercambistas, mas entre as principais está Nova York. No verão, os nova-iorquinos costumam enfrentar um calor de 31ºC, já no inverno, a temperatura pode ficar negativa.

Um pouco mais longe, no Canadá, os brasileiros também encontram ótimas cidades para morar e estudar. Montreal, Toronto (muito comparada a São Paulo) e Vancouver (considerada uma das melhores cidades do mundo para se viver), são algumas das opções mais indicadas. No país, a época mais recomendada para viagens é entre a primavera e o verão, mas atenção, na grande Toronto a sensação térmica nos meses mais quentes pode chegar à 40ºC. Em novembro é quando a neve começa a cair, mas o mês mais frio costuma ser janeiro, com média de temperatura de -05ºC.