FIM DO HORÁRIO DE VERÃO, MAS NÃO DO VERÃO

+ aumentar e diminuir fonte -

FIM DO HORÁRIO DE VERÃO, MAS NÃO DO VERÃO

O horário de verão no Brasil termina neste fim de semana. Na virada do sábado para o domingo, os relógios nas Regiões Sul, Sudeste e no Centro-Oeste devem ser atrasados em 1 hora. Para não perder compromissos no domingo, muitas pessoas vão ajustar o relógio ainda na noite do sábado. Outras só vão lembrar disso no fim da manhã do domingo e os mais desligados, só na segunda-feira.
Além de esquecer de ajustar o relógio, muita gente confunde o término do horário de verão com o fim do verão. A estação do ano, verão, não vai acabar agora. O fim do verão será só no dia 20 de março.
Para a previsão do tempo, o fim do horário de verão traz algumas vantagens e facilitam a vida dos meteorologistas. O cálculo da elevação da temperatura durante o dia, por exemplo, fica mais fácil. O previsor sabe que o valor de temperatura observado em uma determinada hora corresponde ao aquecimento real do sol, naquela hora. Quando o horário de verão está em vigor, o movimento do sol não muda. Os homens é que tentam “enganar” o sol. Nos estados brasileiros que estão no horário de verão, quando o meteorologista observa uma temperatura de 30ºC às 10 horas da manhã, ele não pode esquecer que este valor está ocorrendo com o aquecimento do sol real das 9 horas. Assim, todas as contas de temperatura devem ser feitas sempre pensando numa hora a mais.
As medições meteorológicas em todo o planeta são feitas em horas iguais, mas relação à hora padrão do meridiano que passa sobre a cidade inglesa de Greenwich. Essas leituras são repassadas para todos os centros meteorológicos do mundo. Todos podem consultar. No horário de verão no Brasil, os meteorologistas ficam sabendo sempre com 1 hora de atraso.

Para o fim de semana do fim do horário de verão, a previsão indica o fortalecimento de uma grande massa de ar quente sobre o Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste do Brasil. A temperatura vai subir muito e rápido. No Rio de Janeiro, é o calorão de volta, depois do alívio provocado pela chuva de uma frente fria. As praias do Sul e do Sudeste deve ficar cheias de sol e com poucas pancadas de chuva. No sábado, ondas em torno de 1 metro devem ser observadas em muitas praias entre o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro. No domingo, o mar baixa de vez e as ondas devem atingir no máximo meio metro, do litoral gaúcho ao capixaba.


Tags:


Esse post foi publicado de sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010 às 11:51, e arquivado em Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste, Sul.
Última modificação: quarta-feira, 10 de novembro de 2010 às 13:13

Você pode acompanhar os comentários desse post através do feed RSS 2.0. Você pode comentar ou mandar um trackback do seu site pra cá.

15 comentários para “FIM DO HORÁRIO DE VERÃO, MAS NÃO DO VERÃO”

  1. Anna Kelly disse:

    Que belezaaaaa,o sol vai voltar,o calor vai voltar…
    Pena,q o horário de verão vai acabar…é tão bom,a claridade noturna…

  2. rosana disse:

    Que belezaaaaa, o horário de verão vai terminar. O que é uma pena é que esse calorzão ainda vai continuar, porque horário de verão e dias longos com claridade são um terror.Coisa desagradável.

  3. henrique disse:

    alívio em BH foi de 1ºC.

  4. Artur disse:

    Uma hora a menos neste final de semana!! e ar seco se fortalece domingo e ficará até quarta quando deve chegar outra frente fria temos mais um e meio de verão mas aos poucos o tempo vai mudando e o El Ninô perdendo força!!!

  5. Emerson disse:

    O horário de verão já deveria ter acabado. É um sacrifício acordar as 06:30horas e ter a impressão que ainda são 4 horas da madruga. Em SC as manhãs estão escuras faz tempo e como estamos no hemisfério sul sou contra o horário de verão. A economia que se faz à noite acaba gastando pela manhã.
    Se houver uma campanha pelo fim do horário de verão, estarei nessa!

  6. willian da silva gomes disse:

    O interessante para aqueles que não são fã do calor abrasador do verão aqui de bh é que pelo menos terão menos claridade e a noite chegará mais rápido e sim uma leve queda nos termômetros !

  7. Danilo disse:

    Que alivio, o horário de verão ninguem merece, odeio. Agora podemos economizar protetor solar. E dormir melhor.

  8. Danilo disse:

    Artur, na verdade teremos uma hora a mais, com o fim desse horário de verão que já vai tarde.

  9. J.Uskglass disse:

    Primeiro vai o horário de verão, depois o verão. Duas desgraças…

  10. J.Uskglass disse:

    E, a propósito, quando vem a próxima frente fria?

  11. ace disse:

    Ótimo,agora com o término do horário de verão,sair da minha faculdade a 12h:40m com esse calor de rachar a cabeça, vai ser ainda melhor e revigorante…Eba… ¬¬

  12. matheus disse:

    meus Deus nao aguento mais calor ter que aturar essa outra massa de ar seco. Isso é uma praga, nem refrescou direito aqui em Santos continua um forno de dia. Quero friooooooooooo. Esse calor é uma praga desgraçada,quem gosta de calor é por que deve ser doido e doente mental rsrsrsrs

  13. Ivanilde disse:

    Estou amando o horário de verão e queria dar a sugestão de que seja aumentado ainda mais: poderia terminar somente no final de março, por favor, revejam isto!!!!!!!!!!

  14. lenivaldo disse:

    Tenho dó das criancinhas que são sacrificadas uma hora mais cedo, em nome de uma mísera e mentirosa economia de energia. Isso sem falar dos transtornos, como: sono, mudança de hora p/se alimentar, dormir e etc. Essa vergonhosa P… devia ter um fim p/ sempre.
    Sou plenamente contra o HORÁRIO DE VERÃO, pois é um sacrilégio. FIMFIMFIMFIMFIMFIMFIMFIMFIMFIFMFIM………………..

  15. adriana disse:

    graças a Deus, não suporto este horário…

Deixe um comentário

Digite o código

HOME | BRASIL | NOTÍCIAS | VÍDEOS | GLOSSÁRIO
Mapa do site | Fale conosco | Política de privacidade | Trabalhe na Climatempo | Anuncie
Copyright 2011 - Climatempo. Todos os direitos reservados. Otimização de sites by SEO Marketing