Muito frio à vista e pode até nevar

+ aumentar e diminuir fonte -

O inverno começa oficialmente no dia 21 de junho, mas a atmosfera na América do Sul já está com as características desta estação. As frentes frias estão entrando facilmente sobre o Brasil e vários dias com baixas temperaturas já foram observados durante o mês de maio no centro-sul do país.

A próxima frente fria chega com forte intensidade do Sul do Brasil neste fim de semana. Desta vez, a maior preocupação não será tanto com a chuva forte, mas com a ventania, a ressaca, o frio intenso e até a possibilidade de nevar nas serras gaúcha e catarinense.

Neste sábado, os três estados do Sul voltam a ter pancadas de chuva, principalmente a partir da tarde. O vento forte pode ocorrer a qualquer hora, mas a chuva mais intensa deve ocorrer só no Rio Grande do Sul. No domingo, a chuva, a ventania e a acentuada queda da temperatura serão sentidos em toda a Região, com a chegada de uma forte massa ar frio polar. Esta nova onda de frio está sendo avaliada como a mais forte deste ano, até agora. Na segunda-feira, com a atmosfera bastante úmida e fria, pode nevar nas cidades mais altas das serras gaúcha e catarinense como Urubici, São Joaquim e São José dos Ausentes. Na terça-feira, não deve haver mais condições para nevar e o frio intenso ao amanhecer vai permitir a ocorrência de geada em muitas áreas dos três Estados. Os termômetros vão amanhecer pouco acima de zero grau por quase toda a Região. Desta vez, a geada pode ser moderada a forte em algumas áreas, causando algum dano nos pastos e plantações que são sensíveis às temperaturas muito baixas. As condições para geadas amplas no Sul do Brasil persistem na quarta-feira.

Ouro alerta que deve ser dado para o Sul do Brasil é o risco de ressaca a segunda e na terça-feira. O mar fica muito agitado e as ondas poderão chegar aos 3 metros.


Tags: , , , ,


Esse post foi publicado de sexta-feira, 28 de maio de 2010 às 14:35, e arquivado em Sul.
Última modificação: quarta-feira, 10 de novembro de 2010 às 10:31

Você pode acompanhar os comentários desse post através do feed RSS 2.0. Comentários e pings estão fechados no momento.

Os comentários estão fechados.

HOME | BRASIL | NOTÍCIAS | VÍDEOS | GLOSSÁRIO
Mapa do site | Fale conosco | Política de privacidade | Trabalhe na Climatempo | Anuncie
Copyright 2011 - Climatempo. Todos os direitos reservados. Otimização de sites by SEO Marketing