Muito frio à vista e pode até nevar

+ aumentar e diminuir fonte -

O inverno começa oficialmente no dia 21 de junho, mas a atmosfera na América do Sul já está com as características desta estação. As frentes frias estão entrando facilmente sobre o Brasil e vários dias com baixas temperaturas já foram observados durante o mês de maio no centro-sul do país.

A próxima frente fria chega com forte intensidade do Sul do Brasil neste fim de semana. Desta vez, a maior preocupação não será tanto com a chuva forte, mas com a ventania, a ressaca, o frio intenso e até a possibilidade de nevar nas serras gaúcha e catarinense.

Neste sábado, os três estados do Sul voltam a ter pancadas de chuva, principalmente a partir da tarde. O vento forte pode ocorrer a qualquer hora, mas a chuva mais intensa deve ocorrer só no Rio Grande do Sul. No domingo, a chuva, a ventania e a acentuada queda da temperatura serão sentidos em toda a Região, com a chegada de uma forte massa ar frio polar. Esta nova onda de frio está sendo avaliada como a mais forte deste ano, até agora. Na segunda-feira, com a atmosfera bastante úmida e fria, pode nevar nas cidades mais altas das serras gaúcha e catarinense como Urubici, São Joaquim e São José dos Ausentes. Na terça-feira, não deve haver mais condições para nevar e o frio intenso ao amanhecer vai permitir a ocorrência de geada em muitas áreas dos três Estados. Os termômetros vão amanhecer pouco acima de zero grau por quase toda a Região. Desta vez, a geada pode ser moderada a forte em algumas áreas, causando algum dano nos pastos e plantações que são sensíveis às temperaturas muito baixas. As condições para geadas amplas no Sul do Brasil persistem na quarta-feira.

Ouro alerta que deve ser dado para o Sul do Brasil é o risco de ressaca a segunda e na terça-feira. O mar fica muito agitado e as ondas poderão chegar aos 3 metros.


Tags: , , , ,


Esse post foi publicado de sexta-feira, 28 de maio de 2010 às 14:35, e arquivado em Sul.
Última modificação: quarta-feira, 10 de novembro de 2010 às 10:31

Você pode acompanhar os comentários desse post através do feed RSS 2.0. Você pode comentar ou mandar um trackback do seu site pra cá.

8 comentários para “Muito frio à vista e pode até nevar”

  1. Artur disse:

    Realmente deve ser uma forte frente fria com massa de ar polar forte também ventos fortes e ressaca devemos ter neve nas serras gaúcha e catarinense e geadas amplas no centro-sul do Brasil temperatura a zero grau no sul.

  2. Susana disse:

    Vento forte o quanto no sul de SC?

  3. Fernando disse:

    E pro sudeste nada de massa de ar polar?? Poxa, fingiram que não existe nem centro-oeste nem sudeste nesta notícia aí (lugares que tem razoável influência das frentes frias e massas de ar polares)….

  4. Belchior Sippert disse:

    Provavelmente esse ano será um dos mais frios dos ultimos tempos, a temperatura dos oceanos estão com algumas alterações, consideradas altas comparadas a outros anos, com isso a chuva não deu trégua causando muitos prejuizos nas cidades do litoral brasileiro, cheio que o frio será bem intenso criando um cenario muito bonito nas serras gaúchas.

  5. Diego disse:

    Que veha o frio.. a XXII Festa Nacional do Pinhão em Lages SC aguarda os turistas pra muita festa !! O Frio é mais um ingrediente para esse grandioso evento que vai até 6 de Junho com muitos shows nacionais e comida típica…

  6. Cláudio disse:

    Poxa, pelo que vejo minha cidade Marília (oeste de SP) vai ficar de fora desse frio né. Vocês só falam do Sul, como se não existisse mais nada… Que peninha, adoro frio.

  7. amanda disse:

    Nossa, vcs nem falam do Sudeste. Parece que só no Sul faz frio, né?
    Aqui em São Paulo vai fazer bastante frio também? Pode nevar?

  8. Josélia Pegorim disse:

    A temperatura volta a subir em SP no fim de semana. Não há condições para neve.

Deixe um comentário

Digite o código

HOME | BRASIL | NOTÍCIAS | VÍDEOS | GLOSSÁRIO
Mapa do site | Fale conosco | Política de privacidade | Trabalhe na Climatempo | Anuncie
Copyright 2011 - Climatempo. Todos os direitos reservados. Otimização de sites by SEO Marketing