Tufão Morakot e furacão Felicia

+ aumentar e diminuir fonte -

Furacões e Tufões são sistemas meteorológicos iguais, com o mesmo princípio de formação, dependentes de águas quentes ( temperaturas de pelo menos 26,5ºC) e ocorrem no Oceano Pacífico. A diferença de nomes é apenas por conta da região do Pacífico onde os sistemas se formam. Tecnicamente, de acordo com a subdivisão da OMM – Organização Meteorológica Mundial – falamos em tufões em toda a região oceânica entre a costa da China até a linha data internacional, que é a longitude de 180º. Assim, um tufão pode atingir o Japão, a ilha norte americana de Guam, as Filipinas, a costa chinesa, a Coréia, o Vietnã e a parte da Indonésia. Além dos sistemas que se formam no Oceano Atlântico Norte, são chamados de furacões, no Oceano Pacífico, os sistemas que se formam na região oceânica a leste da longitude de 180º até a costa oeste dos Estados Unidos e do México. Esta região inclui o Hawaí. Nos dois casos, a distância mínima da linha do Equador é de 500 km.

Área dos tufões no Pacífico (OMM)

Área dos furacões no Pacífico (OMM)

furacão_pacifico

Assim, nesta quarta-feira temos um tufão e um furacão nas águas do Oceano Pacífico.

O tufão Morakot (ou Kiko, como está sendo chamado pelos meteorologistas das Filipinas), era ontem um ciclone tropical. De acordo com as análises da Agência Meteorológica do Japão (JMA), Morakot pode se intensificar ainda mais nas próximas 24 horas tornando-se um tufão muito forte. A região das ilhas Okinawa estão em alerta por conta da ventania, chuvas intensas e grandes ondas que já são geradas por Morakot. Às10 horas, pelo horário de Brasília, a JMA estimava que os ventos constantes, próximos ao centro de Morakot, estavam em torno de 120 km/h (65 nós), com rajadas de até 176 km/h (95 nós). O serviço meteorológico das Filipinas está chamando este tufão de Kiko. Nas análises dos meteorologistas filipinos, por volta das 10 horas (horário de Brasília, 23 horas do dia 5 de agosto, no horário local), o centro de Morakot (Kiko) estava a pouco mais de 1000 km/h da ilha de Basco, que fica entre Luzon (uma das ilhas das Filipinas) e Taiwan.

MORAKOT_TUFÃO

Compare a previsão de deslocamento deste tufão, nas análises dos meteorologistas do Japão e das Filipinas. As duas análises indicam que o tufão poderá passar muito perto de Taiwan. O serviço meteorológico da China (CMA) indicava que, às 5 horas da madrugada de hoje, quarta-feira, o centro de Morakot estava a 1230 km/h de Keelung, em Taiwan.

Análise do serviço meteorológico das Filipinas

Análise do serviço meteorológico das Filipinas

Enquanto isto, do outro lado do Pacífico, o furacão Felicia continua ganhando força. O sistema está na categoria 2, da escada Saffir-Simpson, que vai até 5. De acordo com o NHC – Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos – , ao meio-dia desta quarta-feira, pelo horário de Brasília, os ventos constantes de Felicia eram estimados em 185 km/h, com rajadas maiores. O furacão estava em alto-mar, a 2210 km a sudoeste da ponta sul da Baixa Califórnia.

Felicia_05ago2009



Esse post foi publicado de quarta-feira, 5 de agosto de 2009 às 13:05, e arquivado em Tempo Severo.
Última modificação: quinta-feira, 30 de junho de 2011 às 16:00

Você pode acompanhar os comentários desse post através do feed RSS 2.0. Você pode comentar ou mandar um trackback do seu site pra cá.

Deixe um comentário

Digite o código

HOME | BRASIL | NOTÍCIAS | VÍDEOS | GLOSSÁRIO
Mapa do site | Fale conosco | Política de privacidade | Trabalhe na Climatempo | Anuncie
Copyright 2011 - Climatempo. Todos os direitos reservados. Otimização de sites by SEO Marketing