Marte se aproxima da Terra e poderá ser visto no céu esta semana

+ aumentar e diminuir fonte -
Entre os dias 03 e 05 de março, acontecem dois eventos astronômicos. O primeiro é acerca da posição de Marte em relação a Terra. Durante esses dias, será possível ver o planeta vermelho a olho nu, logo após o por do sol e durante toda noite.
O astrônomo Marcos Calil explica como observar o planeta “A contemplação de Marte pode ser realizada facilmente com auxílio do telescópio ou a olho nu, mesmo nas grandes cidades durante esse mês. Logo após o pôr do sol que ocorre no horizonte oeste, o observador deverá virar 180 graus e observar o horizonte leste. Pouco acima desse horizonte o planeta Marte poderá ser contemplado. Com o avançar das horas o planeta estará cada vez mais acima da linha do horizonte, até que por volta da meia noite atingirá sua máxima altura. Depois disso, com o avançar das horas o ‘deus da guerra’ se dirige lentamente para o horizonte oeste.”.
Além disso, às 14:00, horário de Brasília, do dia 05 também, Marte estará mais próximo da Terra, de acordo com Calil, neste horário, o nosso vizinho se localizará a apenas 100.784.172 km de distância de nós. No entanto como neste horário não será possível visualizar o planeta, pois é dia no Brasil, a madrugada do dia 04 pro dia 05 é o melhor horário para os adoradores de astronomia observarem o planeta vermelho.
Apesar da possibilidade de ver Marte a olho nu, durante o começo deste mês, ele não ficará muito visível como a lua, por exemplo. Então para quem gosta de observar o céu, se você perceber nestes próximos dias uma grande estrela brilhante e vermelha no céu, é Marte se aproximando da Terra e aproveite porque a próxima aproximação de Marte com Terra só será em 14 de abril de 2014.
Para mais informações siga o astrônomo Marcos Calil no twitter: @MarcosCalil

Tags: , ,


Esse post foi publicado de sexta-feira, 2 de março de 2012 às 15:42, e arquivado em Eventos.
Última modificação: sexta-feira, 6 de abril de 2012 às 13:33

Você pode acompanhar os comentários desse post através do feed RSS 2.0. Comentários e pings estão fechados no momento.

Os comentários estão fechados.

HOME | BRASIL | NOTÍCIAS | VÍDEOS | GLOSSÁRIO
Mapa do site | Fale conosco | Política de privacidade | Trabalhe na Climatempo | Anuncie
Copyright 2011 - Climatempo. Todos os direitos reservados. Otimização de sites by SEO Marketing