Como cuidar do seu pet no verão

18/12/2015 às 11:35
por Redação

Atualizado 21/12/2016 às 15:02

Oferecimento
Confira dicas para seu bichinho enfrentar os dias quentes

Assim como seus donos, os animais precisam ingerir muito líquido e evitar passeios nos horários de sol mais forte

 

Já imaginou usar um casaco de pele em pleno verão?

Pois é assim que o seu pet se sente na estação mais quente do ano. Por este motivo, muitos cuidados especiais devem ser tomados para evitar que os bichinhos adoeçam com as altas temperaturas.

Manter os pets hidratados é essencial. Para evitar a desidratação é recomendado manter sempre água fresca ou gelada perto do animal. Além disso, você pode oferecer também água de coco ou suco de frutas aos bichinhos. Só evite suco de uva e carambola, frutas tóxicas para gatos e cachorros.



Outra precaução que os donos devem ter é evitar passear com os bichinhos nos horários mais quentes do dia, geralmente entre 10h e 16h. Mesmo fora desse período, dê preferência a locais com árvores, sombra, piso frio ou grama. As patas dos pets são muito sensíveis e poderão esquentar rapidamente caso a superfície esteja quente e, em casos mais graves, esse contato pode gerar queimaduras.

Se você pensa que protetor solar é só para humanos está muito enganado. Alguns animais, como os de pelo curto, pelagem branca ou de mucosas claras, precisam de filtro para protegê-los dos raios ultravioletas. No mercado já existem protetores feitos especialmente para os bichinhos. O produto deve ser aplicado nas regiões mais sensíveis, como orelhas, focinho e ao redor dos olhos.

Algumas raças, como os cães Pug, Bulldog, Shih-Tzu e os gatos Persas são os chamados animais braquicefálicos, ou seja, possuem focinho curto. Por conta disso, exigem cuidados redobrados. Para eles, o verão é sinônimo de diminuição de exercícios, descanso em locais frescos e boa hidratação.

Mesmo com todos esses cuidados, alguns incômodos ou doenças podem surgir. Os donos precisam estar atentos aos sinais que os pets podem dar de que não estão bem. Caso seu bichinho esteja ofegante, salivando muito, com dificuldades de respirar ou com sintomas de esgotamento, coloque-o em um ambiente fresco e ofereça água. Se mesmo assim ele não melhorar é recomendado levar o pet até uma clínica veterinária para cuidados médicos.