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Cuidados com exercícios devem ser redobrados no verão

18/12/2015 às 14:11
por Redação
Atualizado 18/12/2015 às 15:50

Sol forte, temperaturas altas, raios e até choque térmico são alguns dos perigos que a estação oferece aos praticantes de esportes; saiba como se proteger

Andar de bicicleta, correr no parque, pegar uma onda ou praticar qualquer outra atividade física torna-se muito mais agradável quando o céu está aberto e o clima de verão está no ar. E para curtir todos esses momentos, sem empecilhos e sem prejuízos à saúde, é preciso ficar atento aos riscos que os fatores do clima da estação oferecem ao corpo humano.


Um perigo muito ignorado, por exemplo, é o choque térmico, ocasionado pela mudança brusca de temperaturas, que pode acontecer ao passar muito tempo no sol e mergulhar de repente na água gelada. Tal situação representa um grande risco para surfistas ou praticantes de esportes aquáticos pois, nos casos mais graves, pode causar paralisia facial ou até a morte. Por isso, tente preparar o corpo antes de submetê-lo a grandes mudanças de temperaturas. Uma boa dica é molhar os pés, os pulsos e o rosto antes de entrar na água.

Outra situação muito preocupante é a pratica de esportes ao ar livre durante temporais, que geralmente chegam acompanhados de raios. De acordo com levantamento de 2000 a 2014, divulgado pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a média de mortes causadas por raios só no Brasil é de 111 pessoas por ano. Os dados servem de alerta para todas as atividades ao ar livre, que incluem escaladas, futebol e até os esportes preferidos do verão, como o vôlei de praia e o surfe. Portanto, ao primeiro sinal de tempestades ou raios, procure um abrigo imediatamente.

Além desses cuidados externos, o verão também exige cuidados com a pele (que deve ser constantemente protegida com filtro solar, para evitar as queimaduras), e com o funcionamento do corpo humano, cuja temperatura pode elevar, devido ao calor dos ambientes, e ocasionar desmaios. Para evitar o desconforto, procure fazer atividades em horários menos quentes, como de manhãzinha ou quando escurecer, e tenha cuidado com a alimentação. Se hidratar com água e sucos é uma excelente forma de se manter bem para continuar se exercitando e curtindo a estação.