Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

ESPECIAL INVERNO 2016

publicidade

Frutas recomendadas para o verão e seus benefícios

02/02/2016 às 14:55
por Redação
Atualizado 02/02/2016 às 15:03

Em dias com altas temperaturas, dê preferência para frutas com grande quantidade de água e que contribuem para a hidratação do corpo

Elas estão na lista dos alimentos mais indicados para o verão, são saudáveis, refrescantes e ainda ajudam a hidratar o corpo. As frutas são a opção perfeita para manter uma alimentação balanceada e diversificada, com sabores que podem agradar a todos os paladares.


Dentre as mais indicadas para a estação, está a nutritiva melancia, que oferece uma série de benefícios ao corpo. A fruta possui magnésio e potássio, ótimos para a redução da pressão sanguínea; licopeno, um antioxidante que ajuda no combate ao câncer; e até substância com propriedades antienvelhecimento. Mesmo doce, contém valores calóricos reduzidos e, por ser composta por muita água (cerca de 90%), ainda contribui com a limpeza dos rins, muito útil para minimizar o mal-estar das ressacas, por exemplo.

Outra excelente opção para o verão são as ameixas. Como possui fibra dietética, a fruta é muito indicada para regular o sistema digestivo. Além disso, auxiliam no controle do colesterol, no funcionamento do sistema nervoso e até ajudam na redução da ansiedade. Para quem costuma se exercitar muito no verão, o ideal é consumir a ameixa seca, que é mais concentrada e, portanto, muito mais energética. Por serem mais calóricas, devem ser saboreadas com moderação.


Uma boa alternativa é a uva. Rica em carboidratos, também oferece muita energia, de forma instantânea, e concentra pouco valor calórico. Dependendo da espécie, a alta temporada da fruta coincide exatamente com os meses de verão, ou seja, mais um motivo para consumir essa delícia, que é antioxidante e contribui com a saúde dos olhos e até da pele, que precisa de muitos cuidados nessa estação.

 

Se você prefere frutas mais cítricas há opções como o abacaxi, também composto por muita água. O fruto, rico em minerais e vitaminas A, B e C, é indicado no combate à bronquite, artrite, inchaços e até inflamações (inclusive na garganta). Além disso, fortalece os ossos, pois contém magnésio, e previne contra gripes e resfriados. A dica para saborear a fruta de modo diferente é experimentar o suco de abacaxi com hortelã. Super refrescante! Aproveite!