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Como evitar lesões por excesso de exercícios no verão

16/02/2016 às 10:51
por Redação
Atualizado 16/02/2016 às 11:05

Sobrecarga em treinos pode lesionar partes importantes do corpo humano, como músculos, tendões e ligamentos

No verão, a preparação em busca de corpos definidos leva muitas pessoas a exagerar nos exercícios físicos. Nessa época, é comum deixar o sedentarismo de lado e iniciar algumas práticas diárias de atividades. Justamente por essa falta de preparo físico e, algumas vezes, sem a devida orientação de um profissional, muitos sofrem lesões por “supertreinamentos”, causados pela sobrecarga em treinos, que podem até mesmo prejudicar a saúde e lesionar partes importantes do corpo, como músculos, tendões e ligamentos.


O CrossFit, modalidade que envolve várias práticas esportivas e tem crescido cada vez mais no Brasil, é considerado um dos esportes campeões em lesões. Segundo pesquisa publicada pela revista científica Journal of Strength and Conditioning Research Publish Ahead of Print, entre 132 praticantes, 73,5% sofreram algum tipo de machucado, enquanto outros 7% precisaram de intervenção médica. 



Outro esporte que concentra um número considerável de lesionados é a corrida de rua. Estimativas revelam que cerca de 30% dos corredores apresentaram algum tipo de dano físico nos últimos seis meses. “A empolgação inicial de praticar exercícios físicos pode trazer sérias lesões aos atletas temporários. E, ao contrário do que muitas pessoas pensam, as atividades de curta duração também são perigosas à saúde”, explica Emerson Garms, coordenador do Centro de Ortopedia Especializado do Hospital Santa Catarina, em São Paulo.


Algumas dicas do ortopedista para minimizar os riscos são controlar o volume do treinamento e seguir as recomendações médicas antes de qualquer aumento na intensidade dos treinamentos. Além disso, ficar atento a fatores, como alimentação equilibrada, postura durante o repouso e o calçado adequado para cada atividade, ajuda muito na prevenção.

 

Entender o seu próprio corpo, respeitar limites e saber a hora de repousar ou diminuir a intensidade dos exercícios praticados também são dicas essenciais para quem quer garantir um verão fitness sem susto.