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Cinco dicas de alongamento para qualquer idade

18/02/2016 às 14:57
por Redação
Atualizado 18/02/2016 às 15:01

Na correria do dia a dia, muitas vezes nos esquecemos de observar o corpo. Cinco exercícios de alongamento podem melhorar seu bem estar.

O alongamento contribui não só para o relaxamento, mas também para aumentar a flexibilidade do corpo. Se realizado com freqüência, pode ajudar também na prevenção de dores e de problemas na postura. Consulte um especialista para conhecer alternativas de exercícios e, aqui, cinco maneiras de se alongar, com as dicas da equipe do Serviço de Fisioterapia do A.C.Camargo.


Pescoço

Incline a cabeça para a frente, e, lentamente, gire-a da esquerda para a direita e da frente para a trás, em um movimento de 360 graus. Atenção: nunca faça movimentos bruscos, pois pode ser perigoso.

Ombros
Estique um dos braços e o encoste ao peito. Com o membro oposto, segure o antebraço até sentir que está sendo alongado. Caso sinta a força ser feita sobre a musculatura do peito, o exercício pode estar errado. Nesse caso, retraia um pouco o braço alongado, para garantir que o alongamento seja no ombro.

Punhos e Escápulas
Para alongar os punhos, estique um dos braços e puxe a palma da mão para baixo. Para alongar as escápulas (região encontrada nas costas, atrás do ombro), estenda os dois braços para frente e, após juntar as mãos e cruzar os dedos, estique os braços para frente e tente forçar as escápulas em direções opostas.

Pernas
Sentado no chão, estique uma das pernas e a alcance com a mão. Mantenha a posição por alguns segundos e depois repita com a outra perna.

Panturrilha
Em pé, estique uma das pernas levemente para frente e mantenha a outra flexionada. Abaixe-se e tente encostar a mão na ponta do pé esticado. Repita o procedimento com a outra perna.

 

Fonte: A.C.Camargo

Celena Freire Friedrich - CREFITO 13024-F
Diretora do Serviço de Fisioterapia do A.C.Camargo Cancer Center