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Alimentos para um bronzeado perfeito

03/03/2016 às 14:55
por Redação

Opções ricas em betacaroteno, substância que ativa a produção de melanina, pigmento que bronzeia a pele, são as mais indicadas

Sol, praia e piscina. Essa é a combinação perfeita para garantir um belo bronzeado no verão. Porém, para potencializar o bronze e manter uma cor bonita por mais tempo, somente a exposição ao sol e os cuidados com a pele e com a hidratação não são suficientes. Nesses momentos, a alimentação pode ser uma grande aliada.


Nessa época do ano é recomendável ingerir alimentos ricos em betacaroteno, substância que ativa a produção de melanina, pigmento que bronzeia a pele. “São fontes de betacaroteno o brócolis, a abóbora, a cenoura, o broto de alfafa, a mostarda, o espinafre, a couve, o nabo verde, a salsa e o mamão. Para ter um bom resultado, recomenda-se a ingestão de pelo menos um legume e uma fruta por dia”, explica a nutricionista Lara Natacci.

 

O ideal é manter uma alimentação rica em ingredientes naturais com frequência, enfatizando o consumo de alimentos ricos em betacaroteno cerca de três meses antes do verão. Porém, caso a pessoa não tenha toda essa disponibilidade, uma solução é iniciar a ingestão dessas e de outras substâncias antioxidantes para preparar a pele ao menos com um mês de antecedência. 

Além de auxiliar no bronzeamento, os alimentos também podem ajudar a manter a tonalidade por um espaço de tempo maior. “A durabilidade da cor é uma questão individual que depende de outros fatores, como hereditariedade e produção de substâncias que propiciam a coloração da pele e hidratação. Porém, caso a pessoa mantenha uma alimentação rica e variada em verduras e legumes, além de ingerir uma boa quantidade de líquidos e hidratar a pele, o bronzeado certamente deve permanecer por mais tempo”, diz.

Outro ponto é que muitas pessoas esquecem os cuidados necessários com a pele após os banhos de sol. Para ajudar nisso, Lara conta que alguns alimentos são ricos em nutrientes que podem evitar a descamação. “Vários nutrientes são necessários para a formação e manutenção das fibras colágenas, conhecidas como as proteínas estruturais responsáveis pela resistência da pele. Entre eles estão os carotenoides, vitamina E, vitamina C, zinco, silício, ubiquinona, cobre, magnésio, flavonoides, biotina, vitamina B2 e vitamina B12”, conta a nutricionista.   

Estes alimentos devem ser consumidos de preferência crus ou pouco processados. Vegetais e frutas devem ser consumidos diariamente, pelo menos três porções por dia. Já os cereais devem ser ingeridos, de preferência em sua forma integral, entre quatro e cinco vezes ao dia.

Anotou? Com todas essas dicas e recomendações é impossível não garantir um bronzeado perfeito e, ainda por cima, manter uma pele bonita e saudável por toda a temporada de verão. Aproveite!