Conheça roupas especiais para se proteger do sol

22/03/2016 às 14:40
por Maira Di Giaimo

Atualizado 21/12/2016 às 14:27

Oferecimento
Que tal usar peças que repelem os raios ultravioleta?

Desenvolvidas com alta tecnologia, algumas peças repelem os raios ultravioleta

 

Muitos pensam que a proteção no verão se resume ao uso do protetor solar, óculos de sol e chapéu. Mas, durante a estação, é importante estar atento a todas as maneiras possíveis de reduzir a exposição aos raios solares e minimizar os efeitos nocivos dos raios ultravioleta. Pensando nisso, a indústria têxtil investiu em alta tecnologia para criar roupas com tecidos especiais que permitem a transpiração e garantem, também, o bloqueio solar.

 

 

Esses itens de vestuário, geralmente, contam com fator de proteção solar 50, conseguindo filtrar até 98% da radiação. Os tecidos de poliéster e poliamida, por exemplo, são feitos à base de dióxido de titânio. Já os de algodão, geralmente recebem um aditivo fotoprotetor que é incorporado ao processo de beneficiamento após a tinturaria. Algumas marcas ainda utilizam nas peças uma tecnologia que as tornam resistentes ao cloro, ótima opção para quem pratica esportes aquáticos.

 

Agindo com o mesmo sistema dos bloqueadores solares tradicionais, os tecidos com a tecnologia UV Protection são feitos para rebater os raios UVA e UVB. Isso impede que a pele absorva radiação e o efeito, segundo os fabricantes, se inicia assim que a pessoa veste a peça, podendo se expor ao sol logo em seguida.

 

A proteção costuma durar um dia inteiro, mas há uma dica para manter os itens sempre em bom funcionamento. Ao lavar, evite o uso de alvejantes, deixe secar sempre à sombra e nunca guarde as roupas molhadas. Esses cuidados evitam o desgaste do tecido e mantêm a eficácia do produto.

 

Em franca expansão, as linhas de roupas com proteção solar incluem camisas sociais, bermudas, bonés e até luvas. O custo pode ser um pouco maior do que os tecidos convencionais, porém o investimento é válido para evitar o risco de câncer de pele, por exemplo.

 

Uma dica útil antes da compra é checar se a peça possui o selo da ARPANSA, Agência Australiana de Proteção à Radiação e Segurança Nuclear, responsável pela criação da norma que quantifica o nível de proteção oferecido pelas roupas --ou seja, a porcentagem de raios UV filtrados por um tecido.

 

Mesmo com essas ótimas aliadas é importante ressaltar que o seu uso não dispensa o protetor solar e nem os cuidados com o horário correto para exposição ao sol.  Seguindo essas dicas, você tem tudo para garantir um verão divertido e saudável.