Conheça roupas ideais para praticar exercícios no frio

17/06/2016 às 11:15
por Redação

Oferecimento
Confira essas dicas e vença a preguiça

Além de vestuário mais quente e preciso ficar atento para evitar o choque térmico após as atividades


Nos dias de inverno, quando as temperaturas ficam bem mais baixas e o vento sopra mais gelado, as atividades físicas se tornam um desafio. Mas se você conseguiu vencer a preguiça e saiu da cama para treinar precisa ficar atento à escolha da roupa para os exercícios. Se no verão uma camisa leve e shorts resolvem o problema, quando chega o frio os cuidados precisam ser redobrados, principalmente na prática de modalidades ao ar livre, como corrida, caminhada e pedalada.


A primeira dica é utilizar peças mais justas, que protegem melhor o corpo do frio, deixando menos espaço para a passagem de ar. Uma opção é aderir as chamadas “segunda pele”, geralmente confeccionadas em nylon ou lycra, que isolam o calor do organismo, mantendo-o aquecido durante todo o exercício. Porém, é fundamental que o tecido seja transpirável. Roupas de algodão, por exemplo, não são recomendadas, já que absorvem o suor, não deixando que o corpo se aqueça corretamente.

 

Quem também chegou às roupas de ginástica foi a tecnologia. Hoje existem no mercado diversos tipos de vestimentas desenhadas exclusivamente para o frio. Um exemplo é o chamado felpado interno, responsável por aquecer os atletas. O tecido é uma combinação de poliamida e elastano, o que o torna leve e de excelente regulação térmica.

Na hora de se proteger não esqueça também das extremidades do corpo. Mãos, pés e cabeça, pedem luvas, gorros e sapatos fechados. O calçado também precisa ser confortável e adequado à prática escolhida. Se a opção for corrida é necessário prestar atenção no amortecimento. Já no ciclismo ainda vale lembrar da proteção auricular para não sofrer com os fortes ventos.

Se a sua atividade não for ao ar livre, lembre-se de tomar cuidado com o choque térmico. Como a maioria das academias possui um ambiente Climatizado e seu corpo fica quente com a prática esportiva, é importante agasalhar-se muito bem antes de voltar para a rua. O organismo leva um tempo para se adaptar à temperatura diferente da qual estava acostumado, o que exige bastante esforço dos vasos sanguíneos e do coração. Por isso, separe o casaco e bom treino!