Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

ESPECIAL INVERNO 2016

publicidade

Cuidados com os pets no inverno

19/07/2016 às 14:55
por Redação
Atualizado 19/07/2016 às 15:07

 

Assim que os termômetros começam a cair, todo mundo se prepara para não passar frio. Compramos casacos, investimos em alternativas que deixam a casa mais quente e geralmente evitamos ficar muito tempo do lado de fora. Porém, o que pouca gente sabe, é que nossos animais de estimação também precisam de cuidados especiais durante a estação mais gelada do ano.

 

Assim como os humanos, a mudança brusca de temperatura pode ser muito prejudicial para a saúde dos bichinhos. Eles sofrem com problemas articulares, como artrose e displasia, que pioram durante o inverno, caso não tenham o devido acompanhamento.

 

Segundo a veterinária Maíra Yonezawa, clínica geral do Hospital Veterinário Santa Inês, é preciso ficar atento para perceber qualquer indicação de problema. “A dor crônica pode ser silenciosa, mas leva o pet a interagir menos com os tutores ou outros pets da casa, perder o apetite e o peso e, algumas vezes, tornar-se agressivo”, conta.

 

Os animais de estimação também podem sofrer com as doenças respiratórias, tão comuns nesta época do ano. Nos cães, os sintomas mais comuns são tosse alta e diminuição do apetite. Os felinos podem sofrer com secreção nasal e ocular, espirros e febre.

 

Também é muito comum famílias que, por falta de espaço, deixam os animais do lado de fora da casa. Para evitar qualquer problema de saúde, é preciso ter um abrigo coberto e protegido do frio, umidade e vento. O uso de roupinhas é muito útil para manter o calor.

 

 

Maíra conta que é preciso fazer a tosa, mesmo com o frio. “Existe um mito de que a tosa higiênica não deve ser feita no inverno porque os animais sentem frio. É importante saber que essa higienização é uma forma de evitar que os pets retenham umidade na região genital, abdominal e patas. Essa umidade pode levar ao desenvolvimento de doenças causadas por fungos e bactérias”, afirma.

 

Para garantir que seu pet não sofra durante a estação, a dica é vacinar os cães contra a gripe, evitar locais de maior circulação de animais, tratar com fisioterapia e acupuntura os que sofrem com crises de dor e proteger as patinhas contra o frio do chão, usando tapetes nos pisos.