Possibilidade de chuva no Rio nesta terça-feira

08/08/2016 às 21:26
por Josélia Pegorim

Atualizado 09/08/2016 às 10:01

Oferecimento
Frente fria chega ao litoral do RJ amanhã

O sol predomina pela manhã no Rio De Janeiro e a temperatura sobe rápido nesta terça-feira. Por volta das 9 horas, os aeroportos em diferentes pontos da cidade marcavam de 23°C a 25°C. 

A previsão é de um dia quente, mas com aumento da quantidade de nuvens no decorrer do dia e risco de pancadas de chuva à noite. Nesta terça-feira, o Rio de Janeiro esquenta novamente com a diminuição da nebulosidade e o afastamento do ar polar. Os termômetros vão ficar em torno dos 30°C à tarde. A expectativa é de um dia quente, mas sem calor exagerado.

As condições do tempo no Rio de Janeiro nesta terça-feira, 9 de agosto, não vão causar problemas para as modalidades que ocorrem ao ar livre pelo menos pela manhã e em parte da tarde. Mas no decorrer da tarde, os ventos aumentam novamente de velocidade por causa da formação de uma baixa pressão atmosférica na costa do Rio de Janeiro. Pode ventar forte, com rajadas acima de 60 km/h.

A meteorologista Josélia Pegorim comenta sobre a influência no tempo no Rio de Janeiro da formação da área da baixa pressão atmosférica na costa do Rio de Janeiro nesta terça-feira e da chegada da frente fria na quarta-feira, 10 de agosto.

 

 

Risco de raio

Uma preocupação é com a possibilidade de pancadas de chuva com raios. O maior risco de chover é à noite, mas a partir do meio da tarde já se deve ficar em atenção para possibilidade de formação de nuvens carregadas. A possibilidade de ocorrência de raio torna-se um grande problema, pois envolve diretamente a segurança do público e dos atletas.

Nesta terça-feira, a partir das 13 horas e ao ar livre ocorrem disputas de remo, vôlei de praia, vela, canoagem slalom, hóquei sobre grama, rugby de 7, hipismo, tiro com arco, polo aquático e salto ornamental.

 

Calor aumenta e umidade diminui

O calor aumenta e volta para valores em torno dos 30°C. O nível de umidade do ar diminui em relação ao observado nesta segunda-feira, mas não fica tão baixo como no sábado passado, quando Instituto Nacional de Meteorologia registrou 27% às 15 horas. O menor nível de umidade do ar deve ficar em torno dos 50%. Por volta das 9 horas, os aeroportos do Rio de Janeiro registravam umidade de 69% (base aérea de Santa Cruz) até 78% (aeroporto Santos Dumont)

 

Confira as modalidades que ocorrem ao ar livre nesta terça-feira, 9 de agosto, e as principais influências das condições meteorológicas.

 

 

Super encrenca na quarta-feira: chuva de frente fria

É na quarta-feira, 10 de agosto, que o tempo vai causar muitos transtornos. Desta vez além dos ventos que podem ser fortes tem a chuva de uma frente fria. A chuva pode ocorrer em todos os períodos, de manhã, de tarde e de noite e deve cair de forma generalizada, com força para molhar quadras, gramados e arenas de areia, comprometendo o desempenho dos atletas.

Veja algumas modalidades que vão ocorrer ao ar livre na quarta-feira, 10 de agosto: remo, provas de ciclismo contrarelógio (valendo medalha), hipismo, vôlei de praia, rugby de 7, salto ornamental (valendo medalha), tênis e outras mais.

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

21°
min

29°
max

8mm / 90%