Saiba a importância de higienizar sempre as mãos

30/08/2016 às 14:34
por Redação

Oferecimento
Lavar as mãos de forma correta pode prevenir infecções

Um ato simples pode garantir a sua saúde!


Pode parecer um ato banal, mais um que repetimos automaticamente ao longo do dia, mas a higienização das mãos é a mais básica, barata e eficiente ação para o controle de infecções e prevenção da transmissão de germes. A prática mais importante para prevenir infecções é cuidar da higiene no dia a dia, a começar pela correta higienização das mãos. "Em qualquer ambiente, higienizar as mãos com sabão e água ou com álcool gel é de longe a atitude mais importante para prevenir infecções", explica o Diretor do Departamento de Infectologia e Coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do A.C.Camargo Cancer Center, Dr. Ivan França.

Com o objetivo de alertar para a importância desse ato, em 2007 a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu a data de 5 de maio como o Dia Mundial de Higienização das Mãos. Em todo o mundo, a data é marcada por ações promovidas para a conscientização de profissionais de saúde, governantes, administradores hospitalares e população em geral sobre a importância do procedimento para a promoção da saúde.

A preocupação com essa questão é ainda maior para os profissionais de saúde, especialmente aqueles que lidam diariamente com pessoas imunocomprometidas, como é o caso dos pacientes em tratamento contra o câncer no A.C.Camargo Cancer Center. 

Saiba como higienizar corretamente suas mãos:


álcool gel pode substituir a lavagem das mãos com água e sabão quando as mãos não estiverem visivelmente sujas, já que ele tem o poder de matar os germes, mas não remove a sujeira, uma vez que não há enxágue.

Agora saiba como realizar o procedimento correto para garantir a máxima eficiência na higienização das mãos em seu dia-a-dia usando água e sabão ou solução alcoólica, segundo recomendado pela ANVISA.

Em qualquer um dos casos, um cuidado que muitas vezes passa despercebido é a necessidade de se retirar das mãos e pulsos anéis, pulseiras, relógios ou outros adereços sob os quais possam acumular-se microorganismos.