São Paulo está há 33 dias sem chuva

24/07/2017 às 17:01
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Ar seco predomina em SP esta semana

A cidade de São Paulo está sem nenhuma gota de chuva há 33 dias. O último registro de chuva feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia no Mirante de Santana, na zona norte da capital, foi de 1,0 mm entre os dias 20 e 21 de junho.

 

Mas 1,0 mm foi só um chuvisco. Na prática, a última chuva que deu para molhar o chão ocorreu entre os 13 e 14 de junho, quando choveu 13,2 mm.

 

A situação é da cidade São Paulo serve de exemplo para o que está acontecendo no estado de São Paulo de forma geral: o mês de julho está sendo muito seco e praticamente todo o estado está há mais de 30 dias sem chuva.

 

Ar seco

Quem quer chuva vai ter que esperar um pouco mais. Não há expectativa de chuva para o estado de São Paulo até o fim de julho. Uma forte massa de ar seco predomina sobre o Brasil e continua atuando também sobre o estado de São Paulo. Os níveis de umidade do ar baixaram mais no fim de semana e ficando abaixo dos 20% em várias localidades do estado. A mesma coisa acontecia na tarde desta segunda-feira. Por volta das 15 horas, Valparaíso e Rancharia estava com 19% de umidade no ar, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Na capital, o nível de umidade nesta hora foi de 27%, na medição automática.

Com o ar muito seco, pouca ou nenhuma nebulosidade consegue se formar sobre o estado. Todas as regiões do estado passam o dia com sol forte.

 

Temperatura

A terça-feira é um dia de grande amplitude térmica. Faz frio pela manhã e há risco de nevoeiro ao amanhecer principalmente na faixa leste do estado, incluindo Grande São Paulo. Faz calor à tarde e a umidade relativa do ar fica abaixo dos 30% não apenas no interior, mas também na Grande São Paulo. Em alguns locais do noroeste paulista a umidade pode ficar inclusive abaixo dos 20%.

 

 

Quando poderá chover?

A possibilidade de chuva em algumas regiões do estado de São Paulo é considerada só para os primeiros dias de agosto, quando uma frente fria deve passar pelo estado.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

23°
max

0mm / 0%