Primavera 2017 no Brasil

20/09/2017 às 22:51
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Estação começa em 22 de setembro, às 17h02 (de Brasília)

A primavera começa oficialmente no dia 22 de setembro, às 17h02 (de Brasília) e vai até 21 de dezembro, às 14h28 (horário brasileiro de verão).

Para a maioria das áreas do Brasil, a primavera é uma estação caracterizada pelo aumento do calor e do retorno da chuva.

 

A mudança na circulação dos ventos sobre o país permite a formação do corredor de umidade entre o Norte, o Centro-Oeste e o Sudeste, o que estimula o crescimento de áreas de instabilidade sobre estas Regiões. As pancadas de chuva retornam com frequência durante as tardes e noites e também na forma de temporais.

 

As frentes frias e suas massas polares avançam pelo mar e passam pelo litoral do Sul e do Sudeste. Para a primavera de 2017, não há expectativa de massas polares fortes. Assim, não devemos ter eventos de frio atípico como no ano passado.

 

A água do oceano Pacífico Equatorial Leste está com temperatura um pouco abaixo da média e essa tendência deve se manter no decorrer da primavera de 2017. Porém, as condições técnicas para o estabelecimento de um evento La Niña não devem se concretizar.

A primavera 2017 no Brasil está começando muito quente e seca, mas deve terminar sob a influência do fenômeno ZCAS - Zona de Convergência do Atlântico Sul - que proporciona chuva volumosa para várias regiões do país.

 

O meteorologista Alexandre Nascimento comenta os principais aspectos da previsão da Climatempo para a primavera 2017 no Brasil.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

26°
max

20mm / 67%