São Paulo continua sem chuva neste fim de inverno

20/09/2017 às 17:10
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Frente fria vai passar pelo mar nos primeiros dias da primavera

O estado de São Paulo vai continuar sem chuva nestes últimos dias do inverno. A primavera começa na próxima sexta-feira (22) e uma frente fria está prevista para passar pelo litoral no próximo fim de semana, favorecendo um pouco o aumento da umidade. 

 

Setembro seco 

A cidade São Paulo não registrou chuva ainda este mês. Se setembro terminasse na próxima sexta-feira, entraria para a história como o setembro mais seco desde 1961. Ainda há a expectativa para algumas pancadas de chuva no estado nos primeiros dias da primavera e a próxima semana será decisiva para a confirmação ou não desse recorde de secura na capital. 

 

Ao contrário de setembro, o mês de agosto foi marcado por bastante chuva em São Paulo com total acumulado de aproximadamente 60 mm pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A média histórica de chuva para agosto é de cerca de 40 mm. 

 

Veja abaixo os 10 meses de setembro mais secos em São Paulo: 

 

São Paulo 10 setembros mais secos 1961-2016

 

Nesta quinta-feira (21), o sol brilha forte por todo o estado de São Paulo e a presença de uma massa de ar seco ainda afasta a possibilidade de chuva da região. As áreas de vales podem ter névoa ao amanhecer, mas que logo se dissipa. 

 

Muita atenção ainda com os baixos níveis de umidade relativa do ar especialmente no norte e noroeste paulista. Os menores valores poderão ficar perto de 15% nas horas mais quentes da tarde. 

 

A temperatura deve subir na capital paulista com a máxima prevista em torno dos 30°C. Nesta quarta-feira (20), a mínima foi de apenas 15,2°C e a temperatura máxima chegou aos 27,2°C, pelas medições oficiais do INMET. 

 

Acompanhe as temperaturas na cidade de São Paulo nos próximos dias.

 

   Foto: Paula Soares. São Paulo/SP.  

 

Chove no fim de semana?

Uma frente fria está prevista para passar pelo litoral paulista no primeiro fim de semana da primavera colaborando para aumentar a umidade especialmente no leste do estado. A possibilidade de chuva para a Grande São Paulo ainda é pequena, mesmo com o aumento da umidade. 

 

A maior chance para algumas pancadas de chuva será no litoral norte paulista, no Vale do Paraíba e na região da Serra da Mantiqueira, na divisa de São Paulo com o sul de Minas Gerais. No início da semana, essa chance de chuva aumenta para outras localidades do interior paulista. As pancadas de chuva ainda serão muito rápidas e localizadas.    

 

  

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

24°
max

0mm / 0%