Calor predomina no BR no fim de semana prolongado de 1º de maio

25/04/2018 às 14:39
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Grande massa de ar seco dificulta a passagem das frentes frias pelo país

 

Uma massa de ar seco e quente vem ganhando força na última semana de abril entre o Paraguai e o Brasil e vai dificultar a passagem das frentes frias pelo país durante o fim de semana prolongado de Primeiro de Maio. O ar quente predomina sobre o país e mantém o ar frio de origem polar longe do Brasil. Por isso, quem sonhou com o frio do outono no feriadão terá uma decepção.

 

O calor e o ar seco vão predominar sobre o centro-sul do país; o ar úmido e a chuva ficam concentrados sobre o Norte e o Nordeste. Uma frente fria causa chuva no extremo sul da Região Sul.

 

Confira os principais destaques do tempo de cada Região do Brasil no feriado prolongado de Primeiro de maio.

 

 

 

 

Região Sul

Sol e tempo seco predominam no Paraná e em Santa Catarina. Vai dar para aproveitar as praias em todos os dias. Os dois estados poderão ter algumas pancadas de chuva na tarde ou noite do sábado por causa da passagem de uma frente fria fraca pelo litoral da Região Sul. Esta frente fria também provoca pancadas de chuva a partir da tarde do sábado no Rio do Sul. Mesmo assim, todo o Sul tem sol e calor no sábado.

O domingo será quente e com sol no Rio Grande do Sul, mas uma segunda frente fria provoca fortes pancadas de chuva na segunda-feira, 30 de abril, e na terça-feira, feriado de Primeiro de Maio.

O feriado prolongado será quente no Sul do Brasil. A temperatura fica amena apenas à noite e ao amanhecer, especialmente nas regiões elevadas.

 

Região Sudeste

O ar seco e sol predominam sobre a Região Sudeste no fim de semana prolongado de Primeiro de Maio. Não há previsão de passagem de ar polar e a sensação de calor prevalece na maior parte do dia durante todo o feriadão. A temperatura fica amena só mesmo à noite e ao amanhecer, principalmente nas regiões serranas.

As praias de São Paulo, do Rio De Janeiro e do Espírito Santo também terão sol e calor. Há previsão de chuva rápida e fraca no litoral capixaba apenas no sábado.

A região de Presidente Prudente, no oeste de São Paulo, poderá ter algumas pancadas de chuva entre a tarde e a noite do sábado, 28 de abril, mas o sol fica forte na maior parte do dia.

No domingo, uma frente fria vai passar fraca pela costa paulista e praticamente não influencia o tempo. A nebulosidade até aumenta, mas não deve chover. Por causa das condições de relevo local, algumas rápidas pancadas de chuva poderão ocorrer à tarde ou à noite na Serra da Mantiqueira, no Vale do Paraíba e região de Ribeirão/Franca, em São Paulo, e na região de Resende, no sul do Rio de Janeiro.

 

Região Centro-Oeste

O ar seco e quente predomina sobre a Região Centro-Oeste do Brasil no fim de semana prolongado de Primeiro de Maio. Quase toda a Região terá dias com sol forte, pouca nebulosidade e bastante calor. As poucas pancadas de chuva são previstas para a tarde ou noite em alguns locais do centro e norte de Mato Grosso. Pode chover rapidamente na tarde ou noite do sábado no centro-sul e leste de Mato Grosso do Sul.

A chance de chuva em Cuiabá é baixa. O tempo seco e o sol predominam em Campo Grande, Goiânia e em Brasília.

Atenção: durante todo o fim de semana prolongado, o nível de umidade no ar fica baixo, entre 20% e 30%, nas horas mais quentes do dia, na maioria das áreas do Centro-Oeste. Estes níveis de umidade são muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde para o conforto humano, que é de 60%.

 

Região Nordeste

Áreas de instabilidade e o ar úmido e quente influenciam a maioria das áreas da Região Nordeste do Brasil durante o fim de semana prolongado de Primeiro de Maio. Por isso há condições para pancadas de chuva em quase toda a Região.

No centro, oeste e norte da Bahia, no centro-sul do Piauí e no sertão do Pernambuco, o feriadão será marcado por dias com sol forte, muito calor e ar seco. Nas horas mais quentes do dia, o nível de umidade no ar pode ficar em torno dos 30%. Este nível de umidade é muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde para o conforto humano, que é de 60%.

As demais áreas terão períodos com sol e pancadas de chuva. Todas as capitais do Nordeste estão sujeitas a chuva durante todos os dias do fim de semana prolongado. Há risco de chuva moderada a forte na faixa litorânea entre o Maranhão e Pernambuco, incluindo as capitais. O litoral da Bahia terá um feriadão com sol e pancadas de chuva fracas.

 

Região Norte

Nuvens carregadas continuam se formando por toda a Região Norte do Brasil por causa do ar úmido e quente que predomina sobre a Região e também da influência da Zona de Convergência Intertropical. Durante o fim de semana prolongado de Primeiro de Maio, todos os estados da Região Norte terão períodos com sol e pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e a noite. Há risco de chuva moderada a forte em todos os estados, incluindo as capitais. Porém, a chuva será mais frequente sobre o Amapá, Roraima, norte do Pará e norte do Amazonas. A menor possibilidade de chuva é para as áreas do sul e leste do Tocantins.

A temperatura continua alta e a sensação de calor predomina em toda a Região Norte durante o fim de semana prolongado de Primeiro de Maio.

 

 

Foto de Lucas, Cabreúva (SP)

 

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

24°
min

33°
max

25mm / 80%

São Paulo - SP

19°
min

26°
max

5mm / 83%