Sudeste do Brasil esquenta muito até o fim da semana

12/12/2018 às 16:20
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Calor chegou aos 38°C no sul de SP a tarde de 12 de dezembro, Até o domingo, norte de MG e áreas do RJ podem ter temperaturas próximas de 40°C.

O calor da primavera demorou muito para chegar para a Região Sudeste, mas veio com força nesta semana, quase no fim da estação. Com a diminuição da nebulosidade e da chuva sobre a Região, todos os estados estão tendo mais horas com sol forte. Mas não é um sol qualquer! Com a proximidade do solstício de verão, no dia 21 de dezembro, o Brasil já está tendo os dias mais longos do ano, com o maior número de horas de sol disponíveis para aquecer o ar.

 

No meio da tarde da quarta-feira 12 de dezembro, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 38,4°C em Iguape, no litoral sul de São Paulo, 38,3°C em Registro, no Vale do Ribeira, também no sul de São Paulo. No estado do Rio De Janeiro, a temperatura chegava aos 37,3°C em Duque de Caxias/Xerém, no Grande Rio. Em Minas Gerais, a temperatura chegava aos 35,9°C e no Espírito Santo a 33,8°C, em Alegre.

 

Mais calor nos próximos dias

Mesmo com a previsão de pancadas de chuva entre a tarde e a noite em praticamente toda a Região Sudeste nos próximos dias, o calor vai aumentar um pouco mais. Temperaturas próximas da marca dos 40°C devem ocorrer até o domingo, 16 de dezembro, no estado do Rio de Janeiro, em particular na cidade do Rio de Janeiro, e em cidades do norte de Minas Gerais, próximas da divisa com a Bahia.

Esta semana deve ser a mais quente do ano até agora na região do Grande Rio, por exemplo. Também será uma semana de muito sol e calor nas praias do Sudeste.

 

Pancadas de chuva

Não há previsão de de passagem de frentes frias próximas do litoral da Região Sudeste. Nesta quinta-feira, uma frente fria deve passar em alto-mar, ao largo do litoral de São Paulo, mas sem força para fechar o tempo. Mas as pancadas de chuva vão ocorrer por quase todo o Sudeste nos próximos dia por causa do excesso de calor. Não há expectativa de chuva generalizada. As pancadas de chuva devem ocorrer concentradas em pequenas áreas, mas podem ser moderada a fortes e até com granizo eventual. Tudo isto é efeito do calor intenso que gera grandes nuvens carregadas.

 

 

RJ_CamposdosGoytacazes_sol_ValériaMarquesTavares_03112018

Foto de Valéria Marques Tavares, Campos dos Goytacazes (RJ)

 

Sem chuva

Nesta quinta-feira, 13 de dezembro, o tempo seco, sem chuva, predomina sobre o Noroeste de Minas Gerais, no Vale do Rio Doce, Vale do Jequitinhonha, na Grande Vitória e no centro-norte do Espírito Santo. Também não deve chover no litoral entre Cabo Frio e Paraty e nem no litoral norte de São Paulo. 

Na sexta-feira, 14, o tempo fica seco e muito quente no Noroeste de Minas Gerais, no Vale do Rio Doce, Vale do Jequitinhonha, em todo Espírito Santo e na região do Lagos (RJ) e em todo o Norte Fluminense.

No fim de semana, o sol e o calorão predominam ainda no Noroeste de Minas Gerais, no Vale do Rio Doce, Vale do Jequitinhonha, no Espírito Santo e no centro-norte fluminense. A chance de chuva na cidade do Rio é baixa. Veja como fica a previsão no Sudeste

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

31°
max

5mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

21°
min

33°
max

0mm / 0%