Pele: o termômetro do nosso corpo

17/07/2020 às 17:10
por Redação

Atualizado 21/07/2020 às 17:16

Oferecimento
O podcast O Clima entre Nós teve uma conversa muito interessante com uma dermatologista. Entenda os impactos da umidade e da temperatura na nossa pele.

Entenda os impactos da umidade e da temperatura na nossa pele.


Ela sente tudo! O frio, o calor, a umidade alta, a secura do ar.  

É ela que está em contato direto com o ar e vai sentir todas as variações do tempo que ocorrem diariamente. Mas suas transformações podem vir também de dentro do nosso corpo e aí surgem sinais que nos dizem se estamos com algum problema de saúde. Este sinais podem ser as espinhas, manchas de pele, descamamentos, etc.

 

Sabia que a nossa pele é o maior órgão do corpo humano? A pele que reveste o nosso corpo e tem várias camadas. Ela funciona como uma capa protetora e também como uma espécie de estação sensorial e meteorológica ambulante, que capta, registra e se transforma conforme o ar se modifica. A pele tem sensores que nos dizem se está frio ou quente. Mas esta capa não é feita só da pele em si: unhas, cabelos e pelos também fazem parte desta nossa pele.

 

É através das nossas peles que o nosso corpo faz uma constante troca de calor  com o ar que nos rodeia.

 

 

 

Camadas das pele humana

 

 

Para saber como essa “estação meteorológica”  que temos na pele funciona, como ela reage às variações de umidade e da temperatura do ar  “O Clima entre Nós” conversou  com a dra. Rosiane Boabaid, dermatologista do HCor, membro de sociedade brasileira de dermatologia e cirurgia dermatologia e  membro também o grupo brasileiro de melanoma.

 

Aqui, você ouve a primeira parte desta conversa muito interessante e vai entender um pouco sobre como funciona a nossa pele, como ela se comunica com o nosso cérebro e nos faz entender que está frio ou calor!

 

O podcast O Clima entre Nós está disponível em diversas plataformas: 

OvercastSpotifyAppleGoogleBreakerRadio Public

 

Boa escuta!

 

 

 

 

Leia e ouça também

 

Clima e pragas: o que fazer com os gafanhotos? 

 

Saiba o que é uma onda de frio e onda de calor

 

Sol, home office, pandemia e a sua vitamina D

 

Frio, ar seco e a covid-19

 

O que a pandemia tem a ver com o aquecimento global?

 

Biometeorologia: a relação das formas de vida e a atmosfera