Menos frio e um pouco de chuva no Sudeste

22/07/2015 às 14:41
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Pode chover em BH no fim de semana

Contraste térmico

Uma forte queda da temperatura ocorreu sobre a maioria das áreas de São Paulo, no Rio De Janeiro, no Sul de Minas Gerais e na região da Zona da Mata Mineira. A temperatura baixou por causa do ar polar que entrou em parte da Região Sudeste. Mas o ar frio não conseguiu atingir todo o Sudeste e algumas áreas de Minas Gerais continuam muito quentes.

O grande contraste de temperatura e de umidade pode ser observado na imagem de satélite que representa a situação das 14 horas de 22 de julho de 2015.

O norte de Minas Gerais, onde está São Romão, estava quente e seco e as áreas próximas ao litoral muito úmidas e frias, como São Paulo e Juiz  de Fora.

 

 

Nos próximos dias, a atuação do ar polar vai enfraquecer sobre o Sudeste, o que vai facilitar a elevação da temperatura em todas as áreas. Mas o calor não volta intenso por enquanto ao Rio de Janeiro ou em São Paulo. Os ventos vão mudar de direção e a quantidade de umidade nas regiões que estão nubladas vai diminuir.

 

BH pode ter um pouco de chuva

Porém, ainda há condições para um pouco de chuva sobre a parte da Região Sudeste, com a formação de novas áreas de instabilidade. É possível que chova um pouco no fim de semana em Belo Horizonte. O último registrou de alguma chuva na capital mineira foi há um mês, entre 21 e 22 de junho, quando o Instituto Nacional de Meteorologia registrou chuviscos. O acumulado no centro da cidade foi de apenas 0,2 mm. A última chuva acima de 5,0 mm aconteceu no fim de maio.

Confira o comentário da meteorologista Josélia Pegorim.

 

 

 

Abaeté (MG) 22-07-2015 por Inavenize Alvares Abreu Faria

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

31°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

20°
min

36°
max

0mm / 0%