Madrugadas geladas no Sul e no Sudeste

28/07/2015 às 12:05
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Muita geada em Monte Verde (MG)

Sul e Sudeste registram frio abaixo de 5°C

Cidades de todos os estados do Sul do Brasil e também São Paulo e Minas Gerais registraram temperaturas abaixo dos 5°C na madrugada desta terça-feira, 28 de julho.

 

 

A cidade mais fria foi Urupema, na serra catarinense, com temperatura mínima de 0,3°C abaixo de zero, pela medição do Epagri-Ciram. A segunda mais fria no Brasil, e a mais fria no Sudeste, foi Monte Verde, no sul de Minas Gerais. A temperatura mínima foi de 1,4°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.

O frio provocou geada em Monte Verde, onde os gramados amanheceram brancos pela geada.

 

          Monte Verde (MG) : geada em 28-7-2015, por Kelvin Borges

 

          Monte Verde (MG): geada em 28-7-2015, por Sidnei Macedo

 

 

Frio de subsidência

O frio aumentou na madrugada no Sul e em parte do Sudeste, mas não houve entrada de nova massa ar polar sobre o Brasil. A queda acentuada da temperatura foi provocada pelo aumento da subsidência do ar. Este é um processo natural na atmosfera que acontece em toda região que fica sob a influência de um sistema de alta pressão atmosférica. Nesta situação, a perda de radiativa é grande e o ar perto da superfície se resfria de maneira mais intensa.

No decorrer desta semana, um sistema de alta pressão se intensifica sobre o interior do Brasil e terá uma grande influência sobre o tempo no Sudeste e no Sul. Outras madrugadas frias, com temperaturas abaixo de 10°C poderão ocorrer.

Entenda o efeito de subsidência e a perda radiativa.

 

 

 

 

A perda radiativa formou o nevoeiro sobre a cidade de São Paulo.

 

 

Como a neblina se forma?

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

17°
min

30°
max

0mm / 0%