O que apareceu no céu de Buenos Aires e do RS?

31/07/2015 às 13:20
por César Soares

Atualizado 31/07/2015 às 18:18

Oferecimento
O professor de astronomia Dr. Roberto Costa explica

Na noite da quinta-feira (30) um objeto que cruzou o céu pode ser visto da Argentina, Uruguai e até mesmo no Rio Grande do Sul. Tratava-se de um clarão esverdeado que segundo o professor Dr. Roberto Costa do Departamento de Astronomia do IAG/USP pode ser um meteorito.

"Minha impressão é que se trata de um meteoro passando pela alta atmosfera. Não se ouve nenhum ruído, portanto o objeto estava muito alto e/ou muito longe do observador, mas deve ser um meteoro que está incandescente devido à alta velocidade e ao atrito com o ar. É um fenômeno análogo às estrelas cadentes que se vê com mais frequência, mas quando o objeto é maior ele queima por mais tempo, deixando um rastro como o que aparece no vídeo. Caso ele tenha sido de bom tamanho, não foi totalmente consumido pelo atrito com o ar e uma porção deve ter caído. A esses objetos que chegam ao solo dá-se o nome de meteorito. Como não existe nenhum relato de queda de objeto, é mais provável que, caso algum fragmento tenha restado deste, tenha caído no oceano."

Ainda segundo o professor há uma outra possibilidade. O lixo espacial, ou seja, fragmentos de satélites ou foguetes.

"Existe ainda outra possibilidade: lixo espacial. Existem milhares de fragmentos de satélites e de foguetes em órbita da Terra,  eventualmente eles acabam caindo e, assim como os meteoros, queimam devido à alta velocidade e ao atrito com o ar. Se não sobrou nenhum fragmento para ser analisado, não dá para saber o que foi ao certo."

 

Confira a entrevista com o Professor Doutor Roberto Costa da IAG/USP.

 

 

Você confere abaixo o vídeo que circulou na internet do canal Zeep do Youtube.

 

 

Mais informações sobre astronomia no Momento Astronômico

 

 Imagens belíssimas de fenômenos meteorológicos em time-lapse

 

Cinco dicas para driblar a poluição