5 planetas mais quentes do Sistema Solar

06/08/2015 às 13:57
por César Soares

Atualizado 07/08/2015 às 11:24

Oferecimento
Você vai se surpreender com o primeiro lugar!

Em épocas de bloqueio atmosférico, o calor se torna um assunto muito falado, dos elevadores às redes sociais. Ainda mais quando as temperaturas elevadas ocorrem em períodos inesperados, como o inverno. Se está quente aqui, na Terra, você já imaginou como seria em Mercúrio ou Vênus? Que são os planetas mais próximos do Sol!

Falando sobre calor, é hora de vermos quais são os 5 planetas mais quentes do Sistema Solar! Você vai se surpreender com o 1° lugar!

 

 

5) Júpiter

O gigante do Sistema Solar com um diâmetro equatorial de aproximadamente 142 mil quilômetros tem uma temperatura média estimada na superfície de -110°C. Para termos uma ideia, a menor temperatura já registrada na Terra foi de -93°C na Antártica. Um valor pontual, no caso de Júpiter estamos falando da temperatura média, ou seja, a tendência é de que temperaturas menores existam nas regiões polares.

Júpiter está a uma distância de aproximadamente 780 milhões de km do Sol.

 

4) Marte

O planeta vermelho possui um diâmetro equatorial de aproximadamente 7 mil quilômetros. Sua distância ao Sol é de aproximadamente 230 milhões de quilômetros. E sua temperatura média é de aproximadamente -63°C.

 

Muitos de vocês irão pensar, mas Júpiter com -110°C e Marte com -63°C? Isso é calor? Bom, se pararmos para pensar na temperatura média de Urano com -215°C até que sim.

 

3) Terra

O nosso planeta azul está a uma distância de aproximadamente 150 milhões de quilômetros do Sol. Considerando os gases que compõem a atmosfera terrestre a temperatura média estimada é de 14°C. Deixando de considerar essa atmosfera que retem o calor, a temperatura média seria de aproximadamente -18°C. O diâmetro equatorial da Terra é de aproximadamente 13 mil quilômetros.

 

2) Mercúrio

O planeta mais próximo do Sol, sua distância é de aproximadamente 60 milhões de quilômetros. Possui um diâmetro equatorial de 5 mil quilômetros. A temperatura média na superfície é de aproximadamente 170°C. Para termos uma ideia a maior temperatura já registrada no planeta Terra foi na Califórnia no Vale da Morte com 56°C.

 

1) Vênus

Muitos de vocês devem ter pensado que Mercúrio seria o planeta mais quente do Sistema Solar, afinal ele está mais próximo do Sol. Vênus é mais quente devido à sua atmosfera que é composta em sua maior parte por gases estufa, como o metano e o dióxido de carbono. Tais gases retém o calor e por esse motivo ele é o campeão em calor com uma temperatura média aproximadamente 462°C. Quente não é?

Sua distância ao Sol é de cerca de 108 milhões de quilômetros e possui um diâmetro equatorial de 12 mil quilômetros.