SP : Contagem regressiva para chuva

14/08/2015 às 13:42
por César Soares

Atualizado 14/08/2015 às 17:00

Oferecimento
Frente fria vai passar e promete afastar o bloqueio atmosférico

Quando volta a chover em São Paulo? Essa é uma das perguntas que os meteorologistas da Climatempo mais escutam recentemente. Afinal no sábado (15) completam 20 dias sem chuva no Estado  paulista.

O responsável é um bloqueio atmosférico que se estabeleceu desde o fim do mês de julho. Até então nenhuma frente fria conseguiu avançar e provocar alterações no tempo.

O ar seco predomina até então e também acarreta em outro grande problema, a qualidade do ar, que piora em situações de subsidência de ar, isto é, quando o ar desce das camadas mais altas da atmosfera para as mais baixas.

Quando temos o predomínio de massas de ar seco sobre São Paulo, é comum termos a formação das camadas de inversão térmica. Em condições normais, o ar se esfria conforme aumentamos a altura, mas no caso da inversão térmica esta camada esquenta. O grande problema é que este tipo de situação impede a dispersão dos poluentes, ou seja, a qualidade do ar que respiramos tende a piorar.

 

 

Contagem regressiva para a chuva em SP

Desde de o início do mês de agosto, o grupo Climatempo já havia mencionado a tendência de chuva na segunda quinzena do mês. A cada dia que passa a previsão se aproxima. Tanto que na quarta-feira (19) a passagem de uma frente fria já promete mudar o tempo sobre o Estado paulista. Há o risco de pancadas de chuva que podem ocorrer com forte intensidade, as únicas áreas que não devem ter a presença de chuva ainda ficam sobre o norte do Estado, onde o ar seco ainda é muito forte e impede a formação das nuvens carregadas.

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

24°
max

15mm / 90%