Vento se intensifica no Nordeste

15/08/2015 às 15:43
por Michele Fernandes

Oferecimento
Agitação marítima aumenta.

A circulação de ventos que vem influenciado principalmente a faixa leste da região Nordeste, está associada à um sistema de alta pressão atmosférica localizado no Oceano Atlântico, a famosa Alta Subtropical do Atlântico Sul, ou simplesmente ASAS.

 

Durante os meses de inverno, a ASAS se intensifica e se aproxima mais do continente, por isso grande parte do País é marcado por tempo seco. O sistema dificulta, por exemplo, o avanço de frentes frias pelo Sul e Sudeste, mas, por outro lado, favorece o transporte de nuvens que se formaram em alto-mar para a costa leste do Nordeste, acarretando em chuvas mais regulares, ainda que com baixos acumulados. 

 

Na imagem a seguir, observa-se o mapa de pressão reduzida ao nível média do mar e as linhas de corrente, para o sábado, às 15h da tarde, horário de Brasília.

 

 

Quanto mais quentes forem as cores das setas (vento), mais intenso será, portanto, o vento. Note que, no litoral entre a Bahia e Natal, bem como no interior do Ceará e Piauí, os ventos estão mais intensos.

 

Já na imagem de satélite a seguir, é possível observar também as bandas de nebulosidade que chegam ao litoral do Nordeste, trazidas pelos ventos marítimos.

 

 

Conforme mencionado, os ventos têm se intensificado muito no Nordeste nos últimos dias. De acordo com as estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as rajadas de vento na tarde deste sábado chegaram à:

 

-Guanambi (BA): 54.0 km/h; Uauá (BA): 49.0 km/h;

-Carira (SE): 41.0 km/h;

-São Luís do Quitunde (AL): 40.0 km/h;

-Floresta (PE): 50.0 km/h; Palmas (PE): 46.0 km/h;

-Areia (PB): 45.0 km/h;

-Calcanhar (RN): 52.0 km/h; Natal (RN): 44.0 km/h

-Itapipoca (CE): 56.0 km/h; Tauá (RN): 48.0 km/h e Fortaleza com 47.0 km/h.

-Paulistana (PI): 51.0 km/h;

-Farol Preguiças (MA)/; 46.0 km/h.

 

Além disso, também houve uma agitação marítima entre o Recôncavo Baiano e o litoral de Pernambuco neste sábado. As ondas podem chegar a até 2,5 m na costa. Nos próximos dias, até pelo menos o dia 20/08, as ondas devem variar entre 2,0 e 2,5 m.

 

 A previsão é que até pelo menos o dia 19/08, quarta-feira, os ventos continuem soprando de forma moderada sobre a Região.

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

23°
min

33°
max

10mm / 80%

Natal - RN

25°
min

31°
max

15mm / 90%