Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Qual é a capital mais quente em 2015?

02/09/2015 às 21:22
por Josélia Pegorim

Até a tarde de 2 de setembro era Cuiabá, capital de Mato Grosso. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou a temperatura máxima de 41,1°C nesta quinta-feira. Esta temperatura foi a mais alta em 2015 em Cuiabá e também a mais elevada desde outubro de 2012, quando fez 41,6°C. Cuiabá superou o Rio de Janeiro com seus 40,9°C em 2 de janeiro.

Além de Cuiabá e do Rio de Janeiro, o dígito de 40°C também já foi alcançado este ano em Palmas, capital do Tocantins. A temperatura máxima chegou aos 40,3°C no dia 30 de agosto.

No ano passado, pelos registros do Instituto Nacional de Meteorologia, as capitais Rio de Janeiro, Palmas, Porto Alegre, Cuiabá e Campo Grande alcançaram 40°C ou mais.

 

 

Brasília iguala recorde de calor

Em Brasília, a tarde de 2 de setembro foi com calor recorde. A temperatura máxima foi de 32,6°C, valor que igualou o recorde registrado em 27 de agosto.

Goiânia teve a terceira tarde mais quente de 2015 até agora, com temperatura máxima de 37,2°C.

 

Primavera quente

Mas o calor de 2015 está só começando. O começo da primavera ainda reserva dias de sol forte, poucas nuvens e sem ar polar, o que facilita a ocorrência de extremos de temperatura. Assim, até o fim de outubro, as temperaturas vão subir ainda mais. A presença do fenômeno El Niño ajuda a manter o ar quente sobre o Brasil.

Capitais como Cuiabá, Campo Grande, Palmas e Teresina são as maiores candidatas a experimentarem o calor de 40°C ou mais. Embora com uma chance menor, não se pode descartar completamente a chance do Rio de Janeiro chegar aos 40°C no decorrer da primavera de 2015.

 

Feriado de Sete de Setembro

O feriadão de Sete de Setembro está chegando e você já pode conferir a previsão para todo o Brasil! Tem previsão de chuva para aliviar esse calorão!