Brasília espera pela chuva

04/09/2015 às 12:03
por Josélia Pegorim

Atualizado 04/09/2015 às 12:13

Oferecimento
DF está em alerta por causa do tempo muito seco.

A Defesa Civil do Distrito Federal decretou estado de alerta na região por causa do tempo muito seco, porque o nível de umidade do ar ficou abaixo dos 20% por três dias consecutivos. Uma forte massa de ar seco vem predominando sobre o Centro-Oeste do Brasil há várias semanas, mantendo os níveis de umidade do ar muito abaixo do recomendável para a saúde humana. Este índice de conforto é de 60%, segundo a Organização Mundial de Saúde.

Pelos registros do Instituto Nacional de Meteorologia, a última chuva relevante em Brasília, com acumulado acima de 10 mm em 24 horas ocorreu entre os dias 10 e 11 de maio de 2015. Não choveu em agosto. Nos meses de junho e julho ocorrem chuviscos ou chuva leve em um ou dois dias. Na prática, a população do Distrito Federal não vê o chão molhado pela chuva há mais de 100 dias.

 

Recorde de calor de 2015 foi batido em 3 de setembro

 

 

A seca nesta época é característica do Clima do Distrito Federal, mas uma grande mudança no tempo está prevista para o fim de semana prolongado. A previsão é de enfraquecimento da massa de ar seco sobre o Centro-Oeste, o que vai permitir o crescimento de nuvens e pancadas de chuva em várias de todos os Estados. A chuva, se ocorrer, será em poucas áreas de forma rápida, mas poderá vir com raios e trovoadas.

 

Previsão de chuva para o feriado de Sete de Setembro

Para o Distrito Federal, as primeiras pancadas de chuva são esperadas para a tarde do domingo. Pode chover também no feriado de Sete de Setembro.

 

Um internauta comentou por um canal interativo da Climatempo que chuva em Brasília em 7 de setembro é coisa rara.

Comentário de Gabriel “Não me lembro de em algum dia 7 de setembro ter chovido aqui em Brasília, se chover vai ser um evento raríssimo... Climatempo poderia fazer esses levantamento pra gente ..”

 

De fato, é pouco comum, mas a última vez que isto ocorreu não foi tão distante assim. O Inmet registrou dias consecutivos com pancadas de chuva entre 3 e 10 de setembro com um acumulado de 32,0 mm. Depois choveu mais um pouco entre 18 e 24 de setembro de 2009. O mês terminou com 48,8 mm de chuva, sendo que a média histórica é de aproximadamente 52 mm.

 

 

O que fazer nos dias muito secos?

 

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

20°
min

27°
max

8mm / 90%