Calor e secura do ar aumentam no Nordeste

04/09/2015 às 21:33
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Temperatura passa dos 40°C

O calor extremo e o ar muito seco são comuns nesta época do ano no Nordeste. Quase toda a Região tem dias ensolarados e temperaturas próximas, ou até acima dos 40°C, acontecem em vários estados.

Em Carolina, no sul do Maranhão, a temperatura vem atingindo marcas entre 40°C e 42°C esta semana. A umidade relativa do ar tem ficado abaixo dos 15% em muitas regiões do interior da Bahia, do Piauí e do interior do Maranhão.

 

 

 

As cores no mapa representam a temperatura às 15 horas de 4 de setembro, a partir da medição das estações meteorológicas automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia. No Nordeste, as temperaturas superam os 34°C em quase todas as áreas do interior da Região. As áreas em vermelho mais escuro representam temperaturas entre 38°C e 40°C. Em Alto Parnaíba, no sul do Maranhão, a temperatura chegou aos 39,7°C.

 

Acompanhe a previsão para a Região Nordeste.

 

 

 

A forte massa de ar seco e quente que influencia o Brasil enfraquece no Centro-Oeste nos próximos dias, que também tem tido dias de calor extremo e ar muito seco, mas continua forte sobre o Nordeste. O calor pode aumentar e os níveis de umidade do ar vão continuar muito abaixo do recomendável para saúde humana. A chance de alguma chuva é baixa.

 

A meteorologista Josélia Pegorim dá um panorama de como a chuva deve cair sobre o Brasil nos próximos 10 dias.