Chuva deve chegar a BH no fim de semana

04/09/2015 às 20:47
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Ura atinge 11% em MG e 12% em SP

Voltou a chover um pouco nesta sexta-feira em áreas de todos os estados do Sudeste, mas a chuva ainda não chegou a Belo Horizonte. A capital mineira terminou agosto sem nenhuma gota de chuva. Em julho, pelos registros do Instituto Nacional de Meteorologia, só choveu entre os dias 26 e 27 de julho. Uma chuva moderada, com 12 mm acumulados, mas que não trouxeram nenhuma mudança no quadro de seca que se verifica na região metropolitana de Belo Horizonte. O nível de umidade do ar atingiu 18%, na região da Pampulha.

 

Como calor dos últimos dias e a secura do ar, a notícia de chuva em algum lugar de Minas Gerais renova a esperança de que chova também sobre Belo Horizonte. A expectativa é grande também entre os meteorologistas. A previsão é de que chova durante o fim de semana. A forte massa de ar seco sobre o interior do Brasil dá sinais de enfraquecimento e ventos marítimos espalham umidade sobre o Sudeste, o que vai facilitar a formação de nuvens. Porém, a chuva que ocorrer não deve ser generalizada.

 

Chuva para o Sudeste

Tempo seco e dias ensolarados ainda são comuns nesta época do ano na Região Sudeste de forma geral. Mas com o agravamento da crise hídrica no ano passado, por causa da falta de chuva generalizada sobre os reservatórios de água, a ansiedade por chuva, de qualquer intensidade, passou a fazer parte do dia a dia da população.

As condições para chuva sobre o Sudeste aumentam especialmente a partir de 6 de setembro. Confira a análise da meteorologista Josélia Pegorim.

 

 

 

Ura abaixo de 15% no Sudeste

O mapa mostra os menores valores de umidade relativa do ar (ura) registrados em 4 de setembro de 2015 pela medição automática do Instituto Nacional de Meteorologia. A temperatura alcançou 38,4°C em São Romão, no noroeste mineiro, 37,4°C em Votuporanga, no noroeste de São Paulo, 31,8°C em Cambuci, no Rio De Janeiro, e 35,6°C em Alegre, no Espírito Santo.

 

 

Vai viajar ? Conheça 7 doenças comuns em viagens!

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

23°
max

15mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

22°
min

26°
max

20mm / 90%