Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Ventania levanta poeira em Vitória

07/09/2015 às 18:55
por Josélia Pegorim

Atualizado 08/09/2015 às 19:56

Depois de uma belíssima manhã de sol, com direito a muita praia e céu azul, o tempo mudou completamente na Grande Vitória. Nuvens carregadas avançaram sobre região provocando ventania que levantou muita poeira. O aeroporto internacional de Vitória registrou uma rajada de vento muito forte, com 40 nós, que corresponde a 74 km/h.

Na mensagem codificada METAR, que é usada internacionalmente para informar as condições meteorológicas dos aeroportos, aparece a abreviatura DU (de dust, poeira em inglês) e TS (de thunderstorm, trovoada em inglês)

 

SBVT 072000Z 19020G40KT (19037G74KM/H) 5000 TS DU BKN025 FEW040CB OVC080 24/18 Q1014

 

Na região de Serra, na Grande Vitória, a ventania com poeira também foi sentia. Foto de Ursula.

 

          Vento forte levanta poeira em Serra (ES)

 

A imagem do radar meteorológico de Santa Tereza, operado pela aeronáutica mostra as áreas de chuva forte que chegaram ao centro-sul do Espírito Santo e passaram sobre a Grande Vitória.

 

A população do Espírito Santo ainda verá o sol forte e vai sentir bastante calor por quase toda a semana. Uma massa de ar seco ganha força de novo sobre o Estado e vai manter as nuvens carregadas afastadas. As condições para chuva com raios e ventania aumentam no fim da semana, quando uma frente fria chega forte ao Sudeste. Este sistema deve alcançar o Espírito Santo no sábado.

 

Leia também: Semana com temporais no Sudeste

 

 

Vídeos registram as nuvens carregadas sobre o sul capixaba

 

A grande mudança no tempo também aconteceu na região de Piúma, no sul do Espírito Santo, e foi registrada em vídeo por pelo internauta Renilto Rodrigues.

Era uma bela manhã de sol e céu azul....

 

 

Aí, no meio da tarde, nuvens carregadas começaram a se espalhar pelo céu trazendo chuva e ventania.

 

 

Quer ver o vídeo de sua cidade aqui em nosso canal do Youtube , site e redes socais? É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548. Participe!