Vento passa de 100 km/h no Paraná

07/09/2015 às 20:07
por Josélia Pegorim

Atualizado 08/09/2015 às 19:55

Oferecimento
Semana será com temporais com granizo

Áreas de instabilidade crescem sobre o Sul do Brasil e nuvens de chuva se espalham sobre os três estados. Porém, a queda da pressão atmosférica mais acentuada que ocorre entre o Paraguai, o Mato Grosso do Sul e o Paraná faz com que as nuvens fiquem ainda mais carregadas sobre estes dois estados brasileiros.

 

 

Com o crescimento destas nuvens, várias regiões do Paraná registraram temporais no feriado de sete de setembro, com fortíssimas rajadas de vento. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma rajada de 114 km/h em Planalto, às 18 horas. Em Japira, uma rajada chegou aos 85 km/h, às 17h. Icaraíma teve rajada de 85 km/h, às 18 horas.

 Por volta das 20 horas, nuvens de tempestade passavam sobre o Foz do Iguaçu provocando granizo e rajadas de vento de 50 km/h.

 

Semana com temporais

Áreas de instabilidade continuam sobre o Sul do Brasil e até o fim da semana serão reforçadas pela passagem de duas frentes frias. A primeira avança pelo litoral da Região Sul neste terça-feira, 8 de setembro, e a segunda na sexta-feira, dia 11.

 

O mapa mostra a previsão da chuva acumulada para o Sul para 5 dias. Os tons de verde escuro indicam valores de 100 mm ou mais. Várias áreas do Paraná podem ter esta semana toda a chuva que normalmente ocorre ao logo do mês de setembro.

 

 

 

A meteorologista Josélia Pegorim comenta sobre a chuva no Sul esta semana.

 

 

Há condições para decorrer da semana nos três estados do Sul, mas é o Paraná que deve sofrer com temporais. As condições para chuva diminuem só no próximo fim de semana. Santa Catarina deve ter chuvas moderadas e o Rio Grande do Sul terá pouca chuva.

A semana começou fria no Sul e também vai terminar fria, com chance de geada no Rio Grande do Sul.

Confira a previsão para a RegiãoSul.