Região Sul do Brasil terá temporais no decorrer da semana

13/09/2015 às 15:22
por Fabiana Weykamp

Atualizado 13/09/2015 às 15:26

Oferecimento
Ar polar se afasta e áreas de instabilidade avançam sobre o Estado.

A massa de ar polar que derrubou a temperatura no Sul do Brasil nesse fim de semana também deixou o tempo ensolarado e seco na maior parte da Região. A segunda-feira (14), ainda começa fria e com possibilidade para a formação de geada nas áreas de serra e planalto do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e também no sul do Paraná, mas, ao longo do dia, a massa de ar polar se afasta para o oceano e a temperatura tende a subir. O sol vai brilhar forte e volta a esquentar na maior parte da Região durante a tarde de segunda. A madrugada de terça já não será mais tão fria na Região.

 

Com o afastamento da massa de ar polar, um sistema de baixa pressão começa a se formar no Paraguai. Entre a terça (15) e a sexta-feira (18), este sistema vai formar grandes áreas de instabilidade que vão avançar sobre o Sul do Brasil e também serão reforçadas pelo avanço de uma nova frente fria pelo litoral da Região.

 

As pancadas de chuva retornam para grande parte da Região no decorrer da terça-feira e só aumentam a partir de quarta (16). O mapa abaixo mostra os volumes de chuva que são previstos até o dia 18 de setembro. 

 

 

A maior quantidade de chuva, que supera os 100 mm, é esperada para a região entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina. A Climatempo alerta para o risco de enchentes e ventania.