Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Sol predomina no Chile

17/09/2015 às 12:11
por Josélia Pegorim

Atualizado 17/09/2015 às 16:46

Sol predomina no Chile

A população do Chile ainda sofre os efeitos do forte terremoto que ocorreu nesta quarta-feira, 16 de setembro de 2015. O intenso tremor alcançou 8,3 graus na escala Richter, que mede a intensidade dos terremotos, tirou 1 milhão de pessoas de casa. Pelo menos oito pessoas morreram e dezenas ficaram feridas. As condições meteorológicas não vão causar mais transtornos para os chilenos nos próximos dias. Até, o dia 20 de setembro, não há previsão de entrada de frentes frias ou de ciclones extratropicais sobre país.

 

 

Um grande e forte sistema de alta pressão polar predomina na costa do Chile nos próximos dias. A previsão é de que o todo o país tenha sol, sempre junto de algumas nuvens. Há possibilidade de alguma chuva leve e rápida.

 

 

 

Tragédia

O intenso tremor alcançou 8,3 graus na escala Richter, que mede a intensidade dos terremotos, tirou 1 milhão de pessoas de casa. Pelo menos oito pessoas morreram e dezenas ficaram feridas. O alerta de tsunami foi dado na noite de ontem, o que obrigou a evacuação de áreas litorâneas. O alerta permaneceu na madrugada desta quinta-feira, mas já havia sido cancelado pelo governo chileno pela manhã. Na cidade litorânea de Coquimbo, no norte do país, chegaram ondas de 4,5 metros e em Valparaíso as ondas atingiram 2 metros.

 

Infelizmente este terremoto ocorreu nas vésperas de uma das mais importantes festas populares do Chile. No dia 18 de setembro, o Chile comemora a Primeira Junta Nacional do Governo de 1810.